[FUGSPBR] software para backup

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Jul 6 13:50:49 BRT 2004

m0f0x wrote:

> Até o tar serve! O tar funciona em fitas e em disco!

    Pode gerar tbz2, usando o bzip2, com a opcão y, que compacta mais do
que o gzip,
opcão z, mas demora muito mais. O tar tem opcões de fazer tudo desde uam
data, que
poderia ser a data do full. Para maiores informacões, see man page, man tar.

> Mas também tem outros que funcionam legal, tipo o RAR para Unix.
> Funciona  bem, e compensa comprar a licensa, se for o caso...

    Eu daria uma boa olhada no tar anter de pagar uma licenca, pois ele
pode ser até mais
do que o suficiente para o seu caso.

> Se fosse fazer uma imagem de um disco para outro, poderia usar até o
> dd  (no caso de "clonar" o HD)...

    Pode entrar em single user e fazer:

mount <o disco que vai receber o backup>
dd if=/dev/<device do disco que vai ser copiado> bs=1048576 | bzip2 >
<onde mountou o disco do backup>/backup-data-.dsk.bz2

    Ou também pode fazer pela rede, coisa que já fiz até de windows com
o disco de emergência do FreeBSD.

> Depdende do que quer fazer... afinal, o que vc quer fazer,
> especificamente, além de um genérico "backup de disco para disco"?
>
> []'s

    Precisamos de mais detalhes do que tem em mente.

       João Rocha.

--

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com