[FUGSPBR] Route.

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Seg Jul 12 10:55:48 BRT 2004

~    Ficou longa esta conversa e vi que algumas informações não
bateram, por isso resolvi me meter, vamos lá:

~    * A classe A de números de rede IP usa os 8 bits mais a esquerda
~      (o quarto mais a esquerda) para identificar a rede, deixando 24
~      bits (os três quartos restantes) para identificar as interfaces
~      de servidores nesta rede.
~      Endereços classe A *sempre* têm o bit mais a esquerda do byte
~      mais a esquerda zero (este é um valor decimal de 0 a 127 do
~      primeiro quarto). Então, existe um máximo de 128 números de rede
~      classe A disponíveis, com cada um deles contendo até 33,554,430
~      possíveis interfaces.

~      Contudo, as redes 0.0.0.0 (conhecidas como rota padrão) e
~      127.0.0.0 (a rede de repasse) têm significados especiais e não
~      estão disponíveis para uso para identificar redes. Então,
~      existem somente 126 números /disponíveis/ de rede classe A.
~    * A classe B de números de rede IP usa os 16 bits mais a esquerda
~      (os dois quartos mais a esquerda) para identificar a rede,
~      deixando 16 bits (os dois últimos quartos) para identificar
~      interfaces de servidores. Endereços da classe B sempre têm os 2
~      bits mais a esquerda do byte mais a esquerda determinado para 1
~      0. Isto deixa 14 bits para especificar o endereço de rede dando
~      32767 redes de classe B disponíveis. A rede de classe B tem,
~      desta forma, uma gama de 128 a 191 para o primeiro dos quartos,
~      com cada rede contendo até 32,766 interfaces possíveis.
~    * Os números de rede IP da classe C usam os 24 bits mais a
~      esquerda (os três bytes mais a esquerda) para identificar a
~      rede, deixando 8 bits ( o byte mais a direita) para identificar
~      as interfaces de máquina. Endereços da classe C sempre iniciam
~      com os 3 bits mais a esquerda determinados para 1 1 0 ou uma
~      gama de 192 a 255 para o quarto mais a esquerda. Assim sendo,
~      existem 4,194,303 números de rede classe C disponíveis, cada um
~      contendo 254 interfaces (as redes classe C com o primeiro byte
~      maior que 223 são contudo reservadas e indisponíveis para uso).

Em resumo:

~    | |

~         classe de rede   gama usável dos primeiros valores byte
(decimal)
~                A                       1 até 126
~                B                     128 até 191
~                C                     192 até 254

Existem também endereços especiais que são reservados para redes 'não
conectadas', isto é, redes que usam IP mas que não estão conectadas na
Internet. Estes endereços são:

~    * Uma Rede Classe A
~      10.0.0.0
~    * 16 Redes Classe B
~      172.16.0.0 - 172.31.0.0
~    * 256 Redes Classe C 192.168.0.0 - 192.168.255.0

Espero ter ajudado...

Abraço,

Marcos Silva wrote:

| Wagner,
|
| Sua explicação foi muito esclarecedora e pertinente. Ajudou-me a
| entender melhor o esquema de endereçamento IP.
|
| Eu compreendi perfeitamente a intenção do seu email, que foi única
| e exclusivamente de ajudar ao colega. Este, diga-se de passagem,
| foi
grosseiro
> [...]

| mesma para determinar um bloco CIDR ou | algo do tipo.. | | Até
| Mais!! | | | OLá Wagner É, pegou mesmo andando a coisa, não estou
| fazendo confusão alguma, o que você explicou agora eu já escrevi
| aqui num e-mail anterior da mesma forma, dessa forma (isso já está
| em um dois e-mail que postei):
|
| classe A (10.0.0.1 mask 255.0.0.0 broadcast 10.255.255.255 classe B
| (147.134.0.1 mask 255.255.0.0 broadcast 147.134.255.255) classe C
| (192.168.1.0 mask 255.255.255.0 broadcast 192.168.1.255)
|
| OBS: Esse assunto ja está resolvido, ponto final.

- --
Rodrigo Graeff
delphus em delphus.org
www.delphus.org
icq: 9636816
Public PGP Fingerprint
D28D A200 AFF0 D484 9F7A 2BB5 2E1B 30DF D472 D7D2