[FUGSPBR] Problema de locks com o FREEBSD

Rudinei Dias rudinei em ipuc.com.br
Qua Jul 14 15:54:21 BRT 2004

Olá.

Sou novato em FREEBSD e estou tendo alguns problemas que eu não tinha usando linux.
Foi feita uma instalação padrão FreeBSD 4.9-STABLE  que atua como servidor web

APACHE2 + PHP433 + FIREBIRD.102.
O servidor é um XEON3.06 SCSI 160GB (DELL)

O caso é que tem acontecido diversas "travadas" no processamento da web (que é uma
intranet 10/100 toda em switches).

Inicialmente Já fiz testes com o Firebird e está ok.
Notei que visto pelo TOP, os processos HTTPD ficam com o status de lockf. (estranho?)

Este é um resultado do TOP:

56016   www   18   0   16236K   9176K   lockf   0:00   0.00%   0.00%   httpd
56022   www   18   0   16328K   9328K   lockf   0:00   0.00%   0.00%   httpd
56021   www   18   0   16468K   9464K   lockf   0:00   0.00%   0.00%   httpd
  119   root  10   0   1032K     672K   nanslp  0:00   0.00%   0.00%   cron

os processos httpd não chegam a fazer cócegas no servidor, porém é muito estranho
que fiquem com o status lockf, pelo menos para mim que nunca vi isto no linux.
Basta dar o stop/start do apache e tudo destrava.

Isto é alguma configuração do apache? O que posso fazer para determinar
o problema?
Alguém já passou por isso?

Gente, qualquer luz (mesmo de vela) é bem vinda. Isto está atrapalhando minha vida e
se eu não der um jeito vou ter que instalar ... o pinguim mesmo a contragosto.

Obrigado