[FUGSPBR] Realtec 8139D - meio Off Toppic

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Jul 16 05:22:18 BRT 2004

    Eu comprei na terça-feira uma Realtec 8139D para instalar
Velox em casa. E para a minha supresa, no disquete de drivers
dela veio um diretório chamado freebsd. Eu pensei, legal, ela
vem com os drivers para FreeBSD, e talvez algumas coisas
interessantes.

    Quando verifiquei o diretório achei basicamente dois arquivos
dos fontes do FreeBSD e um com um módulo. A data é de
19 de Julho de 2001, i.e., QUASE 3 anos (quase mesmo).

    E os famosos comentários do Bill Paul estavam lá.

"
 *
 * The RealTek 8139 PCI NIC redefines the meaning of 'low end.' This is
 * probably the worst PCI ethernet controller ever made, with the possible
 * exception of the FEAST chip made by SMC. The 8139 supports bus-master
 * DMA, but it has a terrible interface that nullifies any performance
 * gains that bus-master DMA usually offers.
 *
"

    Achei o Readme.txt e li. Lá mencionava que era basicamente o
driver do FreeBSD 4.5 modificado pela Realtec para dar suporte aos
novos recursos da 8139C+. Isto parecia fazer uma grande diferença
em relação ao driver atual, no caso o 5.2.1. Dei uma fuçada mehor no
driver atual e encontrei muitas informações à 8139C+ no if_rlreg.h e
poucas no if_rl.c. Acho que o Bill Paul implementou os recursos novos
com um enfoque muito diferente do adotado pela Realtec.

    A impressão que eu tive é que a Realtec lançou uma nova placa e
forneceu um driver para quem comprasse-a, o que fez MUITO bem,
mas que depois de algum tempo o suporte foi incorporado no FreeBSD
e o driver fornecido se tornou obsoleto. Mesmo assim gostei da atitude
da Realtec.

    Deu para desconfiar que as diferenças da 8139C e 8139D são bem
mínimas, mas a 8139C+ e a 8169 (GigaBit) são parecidas entre si e
diferente das demais, das outras 8139. Então deve ser indiferente comprar
uma 8139C ou 8139D, mas deve ser muito diferente de comprar uma
8139C+.

    Eu não me lembro de ter visto nenhuma 8139C+ a venda, mas não
estava prestando muita atenção quanto a isto. Posso ter deixado passar
bem debaixo do meu nariz. Eu não tinha lido as informações do driver,
e só me toquei da diferença da 8139C+ lendo o Readme.txt.

    Abraços,
       João Rocha.

PS: Os melhores preços para a 8139D que achei foi de R$ 20.00. A
pesquisa de preço foi feita no Ed. Av. Central, no Centro do Rio de
Janeiro, perto do Metrô da Carioca. Os locais com o preço bom foram:

- XP informática, info em next, stand 307, 2220-0989
- Rafmar, Lojas 306 a 308, stand 09, 2220-5948 e 2215-0120

    Tem um terceiro stand com o mesmo preço, mas é do mesmo dono
do segundo, e está a menos de 10 metros dele.

Apêndice:

    Readme.txt que veio no disquete de drivers:

"
=======================================================^M
=  Realtek 8139C/8139C+/8169 Driver for FreeBSD V4.x  =^M
=======================================================^M
^M
This driver is modified by Realtek Semiconductor corp. and it has been
tested OK^M
on FreeBSD 4.5. To update the driver, you may use method 1. If method 1
failed,^M
you must use method 2 which is more complex.^M
^M
Method 1:^M
        1.Copy if_rl.ko in "modules" directory to "/modules" directory
and overwrite ^M
          the existing file.^M
        2.Modify the file "/boot/defaults/loader.conf" and set
"if_rl_load" in "Network ^M
          drivers" section to "Yes"^M
        3.Reboot.^M
^M
Method 2:^M
        Because the FreeBSD kernel has a default Rtl8139C driver, this
default driver ^M
        will be loaded even though the NIC on your computer is
Rtl8139C+(because they ^M
        have the same vender ID and device ID). To use the new features
of 8139C+, you ^M
        need to update your NIC driver and recompile your FreeBSD kernel.^M
^M
        The main steps you have to do:(FreeBSDSrcDir means the directory
of FreeBSD source code^M
        and it may be "/usr/src/sys")^M
^M
                0.Replace your NIC with the card listed above.^M
                1.copy if_rl.c and if_rlreg.h to /FreeBSDSrcDir/pci
directory^M
                2.recompile your kernel (you must install your FreeBSD
source code first !!)^M
^M
                        # cd /usr/src/sys/i386/conf^M
                        # /usr/sbin/config GENERIC^M
                        # cd ../../compile/GENERIC^M
                        # make depend^M
                        # make^M
                        # make install^M
                        # reboot^M
^M
Question & Answer:^M
        Q:How to check whether my new driver is working ? ^M
        A:Use the "dmesg|more" command and if you can see "<RealTek
8139C+ 10/100BaseTX>" ^M
          or the correct card information then it is working.
"

    Ele fala de instalar o módulo, ou compilar o kernel.

--

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com