[FUGSPBR] Provedor de acesso com o FreeBSD

santanna em telecom.eng.br santanna em telecom.eng.br
Qui Jul 15 22:24:08 BRT 2004

Apenas completando, vou dar minha opinião pessoal. Usando o Linux,
FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, Windows etc, você vai conseguir manter
seu provedor sem problemas.

O que se usa basicamente em um provedor está disponível para todos estes
sistemas operacionais acima e a internet é farta em exemplos de
configuração e documentos de "como fazer".

Como o assunto é FreeBSD, você teria a ganhar utilizando ele o seguinte:

- Robustez;
- Distribuição de código fonte centralizada e auditada;
- Facilidade de atualização e manutenção do sistema operacional através de
cvsup;
- Ports (muito útil para instalação e manutenção de aplicações via
portupgrade);
- Grande número de aplicações já portadas para rodar nativamente em FreeBSD;

Poderia citar muitas outras qualidades mais o importante é escolher o que
mais lhe é conveniente, pela facilidade de manutenção e conhecimento.
Qualquer que seja o sistema acima mencionado, desde que bem administrador,
atenderá as suas necessidades.

Alessandro.