Re: [FUGSPBR] Uma sugestão paranoica.

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Sex Jul 16 10:19:25 BRT 2004

Joao,

>     Os pkg_*, como o pkg_info, precisa ser executável
> por todos os usuários? Eu acredito que não. Pelo menos
> alguns deles não precisam.

Depende da sua política de segurança.
Pra uma rede realmente multi-usuário o administrador pode
ter uma politica de segurança de modo que permita qualquer
usuário instalar programas simples que não requeiram "root
access", como um controle financeiro, por exemplo.

Se você instalar um servidor diskless para desktops/workstations,
você provavelmente permitirá que cada usuário possa instalar
alguns programas para suporte a som, vídeo e etc.

Nestes casos é importante para usuário saber quais pacotes
estão instalados para saber se é necessário a instalação de mais
alguma dependência.

Já se o foco é servidor/segurança, o sistema Unix te permite
o controle das permissões de uso do sistema.
Para isso, basta você dar permissão de leitura/execução somente
ao grupo que as necessitem.

[]s
Ronan