[FUGSPBR] OFFTROPIC - Valor Hora

Suporte Matik asstec em matik.com.br
Dom Jul 18 12:00:58 BRT 2004

On Sunday 18 July 2004 05:22, Joao Rocha Braga Filho wrote:

>     Eu não gosto muito de certificados. Alguns me parecem
> chalatanismo. Outros pura jogada de Marketing para obter
> dinheiro com cursos e provas, e paracer aos clientes do produto,
> sendo eles reais ou potenciais, que existem profissionais
> competentes para trabalhar com o produto.

bom, tudo tem alguma coisa com dinheiro hoje

claro que empresas emitem certificados por motivos diferentes

estava porém falando de uma organização e não de uma empresa,
organização tipo sindicato, sem interesse em algum comércio, porém
interessado em qualificação

>     Indústria dos certificados. "Faça o curso, faça a prova, e
> passe. Olhe bem, tem que fazer o curso para poder passar na prova.
> E agora será um profissional altamente gabaritado para trabalhar
> no nosso produto."

bom, independente da sua magoa, até o pior curso passa alguma
informação para o aluno e se for um certificado oficial então este
serve para identificar uma certa capacidade do profissional porque a
partir de um certificado ele É profissional, pela formação que ele
fez, certo?

Quem não tem profissão, ou digamos, quem é autodidata, interessado ou
forçado não é um profissional. Pode até ser bom no que ele faz mas
sempre volta a encontrar problemas no dia-dia do trabalho dele pela
falta de conhecimento básico.

Muitas vezes descobrimos erros de entendimento, especialmente na área
técnica, por falta de conhecimento das palavras corretas e ouvimos
depois: ahh, foi modo de dizer ... certo, portanto o
profissionalismo está onde?

Durante a formação aprendemos a teoria que é imprescindível para ser
um bom profissional.

Veja o que tem no Aurélio ref. profissão:
Atividade ou ocupação especializada, e que supõe determinado preparo

Uma vez tendo este preparo somos profissionais e até pode ser visada
uma tabela de valores referente os serviços. Só que, tendo ou não,
nada garante que o cliente recebe um bom serviço .. veja advogados
por exemplo ...

Acredito que você está vendo o assunto muito unilateral. Vc compara
TODOS os certificados com alguns que vc proclama como valentes ...

Veja o certificado de CISCO Network Eng., quase todos os certificados
MySQL e tem centenas mais.

> você vai saber responder. Sugito uma parte da prova em frente
> de um sistema, para forçar o candidato a consultar as man pages,
> para saber quanto ele saberia se virar numa situação nova.

olha, não sei o que vc quer dizer ... Vc diz aqui que tem que ter um
curso ou uma profissão para ler man ???

meu, as man pages são necessários exatamente para quem NÃO É
profissional ...

> representar. Aí aparece um cara cheio de certificados básicos da
> Cisco, da M$, da Oracle, sem realmente ter um grande valor, e
> ganha um bom emprego, mesmo sem ter usado os sistemas para
> os quais ele foi certificado. E o cara que já usou aquilo tudo
> por anos não ganha o emprego por não ter um certificado.

bom, o sistema é este e está correto, mais que você sopra contra o
vento menos avança ...

todos reclamam da falta de reconhecimento do valor do profissional
aqui ... mas acho que na verdade é falta de profissional

>     Por isto que, se formos criar um certificado, ele terá que ser
> sério, para impedir que um mero usuário de Windows XP pegue
> o Handbook do FreeBSD, leia e passe. Sugiro algumas questões

IMPEDINDO? Um certificado não pergunta apenas como listar um dir e
como copiar um arquivo. Pode haver certificados de diversos tipos e
níveis. O cliente interessado busca o profissional com formação
adequada para seu projeto. Dependendo deste projeto ele talvez não
busca um que tem um certificado de participação de manuseio básico
de UNIX né ...

>     Pode ser prova com consulta, feita para pensar, etc. (Isto
> me lembra o que um amigo meu falou: "O Unix é um sistema
> operacional muito bom, mas só tem um problema, exige
> cérebro.".)

explico melhor:
O Windows permite que o usuário faz e não sabe o que ele faz ou
melhor porque ele faz, portanto é um sistema que gera usuários, mas
não técnicos. "Trabalhando" com UNIX este modo de pensamento não
funciona.

- --

Infomatik
	implementamos asas na sua rede.
		(18)222.3345	(18)8112.7007
Participe na lista de segurança,
recebendo as mais importantes notícias na hora
Entre em http://info.matik.com.br e participe.
Mensagens sem assinatura GPG não são nossas.
Messages without GPG signature are not from us.