[FUGSPBR] OFFTOPIC - Valor Hora

Eduardo Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.org
Dom Jul 18 13:52:32 BRT 2004

On Sun, 18 Jul 2004, Suporte Matik wrote:

> para que o thread parece mais "profissional" corrigi o assunto ... ;)

  Boa idéia.

> existe hoje alias alguma formação oficial nesta área?

  Bem, hoje no Brasil existe as certificações LPI (Linux Professional
  Institute), que são reconhecidas mundialmente, nas não sei lhe
  dizer se as empresas exigem isso, as vezes nem sabem que existe.

  Quanto aos BSDs, pelo próprio fato deles não buscarem marketing como
  o Linux, as certificações "oficiais" são mais raras. Deve existir
  alguma, mas não aqui no Brasil.

> acredito que inicialmente não deve ter diferencia entre Linux e
> outros *NIX

  Bem, depende do Linux em questão. Usuários "formados" em RedHat
  por exemplo, só sabem o que é rpm. São raros os usuários que
  conhecem técnicas de compilação e instalação manuais. Outro foco
  é a própria administração de sistemas que fica presa a GUIs nessas
  distribuições mais "famosas". Se os "profissionais certificados"
  RedHat não tiverem aqueles scripts e GUIs automatizadas na mão,
  nada garante que eles saberão usar o ifconfig manualmente por exemplo.

  Em resumo, distros Linux facilitam muito a administração, mas em sua
  maioria não ensinam como resolver problemas. Isso não acontece
  em sistemas BSD. Existe automação, mas ela não bitola o usuário que
  a cada dia busca saber cada vez mais o sistema "a fundo".

> a questão "qual sistema" seria uma escolha do cliente ou do
> profissional, deveria ser uma classificação profissional em UNIX

  Concordo.

> deveria existir uma classificação por área, apenas de exemplo:
>
> Desktop
> Workstation
> WEB Server
> DB Server
> Network Server

  Não concordo. Em outras palavras as certificações se traduziriam em
  KDE/GNOME, Apache, MySQL/PostgreSQL, Samba, etc. O que seria ideal
  é uma certificação para o SISTEMA OPERACIONAL e não para seus
  aplicativos adicionais.

  Um profissional certificado Apache, consegue administrar apache em
  Linux, BSD, Solaris, AIX, Mac OS X e até Windows pois afinal o produto
  é o mesmo portanto não seria uma certificação BSD.

  Grande abraço,

  --
  Eduardo A. Alvarenga
  Analista de Suporte