[FUGSPBR] [Off Toppic] NetBSD e AMD64

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Dom Jul 18 12:41:25 BRT 2004

    Eu estou procurando informações sobe o suporte ao
NX-bit do AMD64, mas não achei nada do NetBSD.

    Do FreeBSD achei referências datando de Novembro
de 2003. O FreeBSD 5.2 já tinha suporte. Mas, se não
me engano, a primeira release do FreeBSD para o AMD64
foi a 5.1.

    O OpenBSD oficialmente tem suporte na sua versão
de 1/5/2004, que foi também a primeira versão para o
AMD64.

    O Suse Linux tem suporte para o AMD64 desde final
de Novembro, mas sem o NX-bit. O primeiro suporte do
NX-bit para o Linux foi lançado em 2/06/2004, e foi
desenvolvido pela Red Hat em um protótipo da Intel. No
artigo que li não falou sobre compatibilidade ou testes
com o AMD64.

    A Microsoft adiou o Service pack 2 para o Windows
XP, que daria suporte para o NX-bit. No dia 14/07/2004
lançou uma versão beta. Pode ser que o service pack
seja adiado de novo.

    Mas ainda não achei nada sobre o NetBSD. Sei que ele
tem suporte para o AMD64, e mais nada, e que preparou
o port em 1 mês, mas adiou o lançamento oficial para coincidir
com o lançamento de uma versão. Mas nada sobre o NX-bit.

    Se alguém souber algo sobre o NX-bit para o NetBSD,
por favor, me informe.

       João Rocha.

--

goffredo em goffredo.eti.br