[FUGSPBR] OFFTROPIC - Valor Hora

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Dom Jul 18 13:41:36 BRT 2004

Suporte Matik wrote:

>bom, tudo tem alguma coisa com dinheiro hoje
>
>claro que empresas emitem certificados por motivos diferentes
>
>estava porém falando de uma organização e não de uma empresa,
>organização tipo sindicato, sem interesse em algum comércio, porém
>interessado em qualificação

>bom, independente da sua magoa, até o pior curso passa alguma
>informação para o aluno e se for um certificado oficial então este
>serve para identificar uma certa capacidade do profissional porque a
>partir de um certificado ele É profissional, pela formação que ele
>fez, certo?

    "Não exista quem saiba tanto que não tenha o que aprender, e saiba
tão pouco que não tenha o que ensinar."

    Mas muitas pessoas não sabem quela é esta capacidade profissional
que o certificado representa.

>Quem não tem profissão, ou digamos, quem é autodidata, interessado ou
>forçado não é um profissional. Pode até ser bom no que ele faz mas

    "Esforçado", não?

>sempre volta a encontrar problemas no dia-dia do trabalho dele pela
>falta de conhecimento básico.

    O conhecimento básico ajuda a resolver muitos problemas mais
rapidamente. E em parte das vezes resolver o problema. Sem ele,
em algumas vezes, pode-se resolver o problema, mas tem mais
chances de fazer besteira, ou de nem saber como resolveu.

>Muitas vezes descobrimos erros de entendimento, especialmente na área
>técnica, por falta de conhecimento das palavras corretas e ouvimos
>depois: ahh, foi modo de dizer ... certo, portanto o
>profissionalismo está onde?

    Eu não gosto muito da palavra "profissional", pois o extremo
do profissional é mercenário. Eu prefiro seriedade e compromisso.

>Durante a formação aprendemos a teoria que é imprescindível para ser
>um bom profissional.

    Sim, aprende a base da coisa.

>Veja o que tem no Aurélio ref. profissão:
>Atividade ou ocupação especializada, e que supõe determinado preparo

    No meu fala, "pessoa que faz uma coisa por ofício".

>Uma vez tendo este preparo somos profissionais e até pode ser visada
>uma tabela de valores referente os serviços. Só que, tendo ou não,
>nada garante que o cliente recebe um bom serviço .. veja advogados
>por exemplo ...
>
>Acredito que você está vendo o assunto muito unilateral. Vc compara
>TODOS os certificados com alguns que vc proclama como valentes ...

    Eu estou sendo meio iconoclasta. É um vício meu. Ser o
advogado do diabo.

>Veja o certificado de CISCO Network Eng., quase todos os certificados
>MySQL e tem centenas mais.

    A Cisco tem muitos níveis de certificado. Mas muito pouca
gente sabe o que representa cada um deles. Eu mesmo não sei.

>olha, não sei o que vc quer dizer ... Vc diz aqui que tem que ter um
>curso ou uma profissão para ler man ???

    É um teste de "Se vire" e resolva isto. Com algo que se descubra
depois de algumas olhadas no manual.

>meu, as man pages são necessários exatamente para quem NÃO É
>profissional ...

    Errado. Falar isto é a mesma coisa que falar que um técnico de TV
não precisa ver o esquema elétrico para consertar a TV. Tem coisas
que se resolve de cabeça, de conhecimento prévio, mas tem coisas que
se consulta. E numa consulta para resolver um problema de timeout no
POP3 descobri o sistema de boletins. Se eu não tivesse visto o manual
eu nunca teria sabido do sistema de boletins. Você o conhece?

    Você lembra de todos as opções do ls? Nem eu, e o uso a quase
19 anos. Lembra quase todas as opções do find? Eu sei as principais,
e o resto cunsulto. Man pages são para isto.

>bom, o sistema é este e está correto, mais que você sopra contra o
>vento menos avança ...
>
>todos reclamam da falta de reconhecimento do valor do profissional
>aqui ... mas acho que na verdade é falta de profissional

>IMPEDINDO? Um certificado não pergunta apenas como listar um dir e
>como copiar um arquivo. Pode haver certificados de diversos tipos e
>níveis. O cliente interessado busca o profissional com formação
>adequada para seu projeto. Dependendo deste projeto ele talvez não
>busca um que tem um certificado de participação de manuseio básico
> [...]

    Mas a maioria não sabe o que realmente significa os certifiados
que está vendo pela frente.

    E eu sugeri que a prova tivesse coisas que testassem a experiência
do candidato. O "se virismo" dele.

>explico melhor:
>O Windows permite que o usuário faz e não sabe o que ele faz ou
>melhor porque ele faz, portanto é um sistema que gera usuários, mas
>não técnicos. "Trabalhando" com UNIX este modo de pensamento não
>funciona.

    O modo de trabalhar com Unix é diferente do Windows. O Windows
tenta fazer as coisas pela pessoa, o Unix não.

       João Rocha.

--

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com