[FUGSPBR] OFFTROPIC - Valor Hora

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Seg Jul 19 23:49:57 BRT 2004

Suporte Matik wrote:

> [...]

    Eu chamo as man pages de manuais. E consulto com frequência. Eu
tenho idéia do que muitos comandos são capazes de fazer, mas não me
lembro de todas as opções exatas para fazer algumas coisas. Neste caso
eu consulto as man pages. Dois exemplos são o find e o ls. Eu sei de cor,
se não me engano, 7 opções do ls (lisagdR), o resto eu consulto.

    Tem vezes que sei como começa, e consulto o manual a partir daquele
ponto. O Cliente costuma nem ter idéia de se como começa.

    Mesmo que o cliente seguisse manuais, alguém acostumado com o
sistema é capaz de executar algo mais rapidamente, e teria menos chances
de fazer besteiras.

    Uma vez instalei um FreeBSD como gateway em um escritório
que tinha um link LP para um provedor de Internet, fazendo nat.
Tempos depois o provedor queria trocar o IP deste servidor, e
mandou um estagiário que só sabia usar o pico, e não sabia usar o vi.
Ele editou o /etc/rc.conf e trocou o IP da máquina. Parece que ele não
sabia trocar o IP sem retirar a máquina do ar, então ele deu reboot. O
pico é um editor de textos para e-mail, e não para arquivos de configuração.
Resultado, ele quebrou uma linha. Deu erro no /etc/rc.conf e o sistema
não subiu, entrando em single user. Foi um desespero só. Ele não tinha
a menor idéia do que fazer, por que o pico não funcionava mais, os discos
não tinham sido montados etc. Me ligaram, e eu disse passo a passo o
que tinha que ser feito, acho que até comando por comando do vi.
Ou seja, eu dificilmente reiniciaria o servidor, e dificilmente teria
dado problemas com o /etc/rc.conf, e em caso de problemas com ele
(e isto já me aconteceu uma vez, ou mais), eu resolveria em menos
de 5 minutos. Esta é a diferença de uma pessoa altamente habilitada,
que sabe muitas outras coisas do sistema, de alguém que tinha a receita
de bolo para resolver o problema.

       João Rocha.

--

goffredo em goffredo.eti.br