[FUGSPBR] nat + firebird

Eduardo Crestani eduardocrestani em uol.com.br
Qua Jul 21 17:28:36 BRT 2004

Pessual,

Estou tentando configurar um servidor com ipfw + nat + samba + firebird e
estou tendo alguns problemas.
Consigo fazer funcionar o firebird e o samba para a rede interna utilizando a
interface rl0 e o servidor navegar usando speedy através do rl1, mas as
estações não conseguem navegar. Realmente não tenho a mínima ideia do que eu
possa estar fazendo errado. Já habilitei o nat e o gateway no rc.conf,
configurei o /etc/natd.conf e o ipfw. Alguém poderia me ajudar?

Meu ipfw esta assim:

fwcmd="/sbin/ipfw"
$fwcmd -f flush
$fwcmd add divert natd all from any to any via rl1 #rl1 é a placa conectada ao
speedy
$fwcmd add pass all from any to any

Meu /etc/natd.conf esta assim:

interface rl1
dynamic yes
same_ports yes
use_sockets yes

Meu /etc/rc.conf esta assim:

firewall_enable="YES"
firewall_script="/etc/firewall/regras"
firewall_quiet="NO"
firewall_type="OPEN"

ifconfig_rl0="inet 192.168.66.22 netmask 255.255.255.0"
ifconfig_rl1="inet 200.171.xx.xx netmask 255.255.255.192"
defaultrouter="200.171.xx.xx"
hostname="NEO.meu.com.br"
gateway_enable="YES"

natd_enable="YES"
natd_interface="rl1"
natd_flags="-l -f /etc/natd.conf"

inetd_enable="YES"
linux_enable="YES"
.
.
.

Suprimi o ip do speedy por razões óbvias. Olhando o netstat percebi que ele
abriu as portas 137/138 para fora tb. Gostaria de saber como posso fecha-las
pelo ipfw.
Eu sei que o caso é um pouco complexo, mas não tenho onde recorrer. Alguém
sabe como posso liberar a internet para as estações sem detonar o samba e o
firebird para os usuários?

-
EDUARDO CRESTANI
Programador | Giant Cargo