[FUGSPBR] Erro do rc.conf causando problemas de boot...

Schio luis.tecnica em uol.com.br
Sex Jul 23 16:08:53 BRT 2004

Ae lista, valew...
Era isso que eu não tava conseguindo ! Não sabia logar como single

Agora outra ajuda.. ja abusando:

Preciso montar uma máquina que irá servir de gateway para várias máquinas de
uma rede válida (vai controlar a saída de algumas máquinas para a internet,
controlando banda, etc), porém em redes separadas (mask 255.255.255.252).
Então, hoje, divido uma classe "C" em várias criando uma classe para cara
máquina, para que não se enxerguem (não sei se tem outro jeito, sem ter que
usar o pppoe... é aí que entra meu pedido de ajuda !!).

Configurei o FreeBSD pra ser uma bridge, e configurei varios IPs nele (os
gateways dessas classes que falei). Então, nos clientes, eu configuro como
gateway um dos IPs configurados no meu Free (o correspondente à rede do
cliente), e controlo a banda pela classe do cliente.

Estou querendo reformular isso, para ganhar IPs (divindo a classe perco
muitos... e são válidos... preciosos hehehe). Minha pergunta é, tem algum
jeito de eu dar IP pra esses clientes de forma com que estejam em classes
separadas (ou que não se encherguem na rede), sem ter que apelar pelo pppoe
(por problemas com win98, ter que instalar coisa na maquina de usuário, etc
etc etc )?? Pensei em DHCP, mas não sei se conseguiria fazer isso com ele...
Além disso, gostaria de controlar os IPs que serão dados aos clientes pela
verificação do MAC da placa deles (alguns serão fixos e outros dinâmicos),
utilizando banco de dados para controle, para poder automatizar o
cadastro/exclusão de novos clientes.

Valew galera, desculpa o abuso, se não entenderem podem perguntar... sou
meio confuso !!!

Atenciosamente,
Luis Schio