Re: [FUGSPBR] Terminal Burro com FreeBSD 5.2.1 Dá ?

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Jul 23 18:00:32 BRT 2004

Wagner Porto de Souza wrote:

> [...]
> estações,
> 1 Servidor de Rede e Dados, 1 maq. pra compartilhar acesso a web via
> ADSL,
> tudo P166 com 32 MB Ram e HD 2GB, o servidor de Dados será um Pentium
> 500 com 128 Ram e HD de 40GB,
> e o de WEB vai ser um dos P166, tava querendo utilizar o FreeBSD em tudo,
> nos desktops vou tentar Gnome, se ficar pesado vou usar WindowMaker, e
> os Servidores serão somente modo texto,
> eu já li alguns tutoriais sobre terminais burros ("LTSP"  acho que é
> isso ) pra GNU/Linux,
> e queria saber se da pra fazer com FreeBSD.

    Se são terminais de consulta ao banco de dados, NÃO USE O GNOME,
OU O KDE, OU O WINDOW MAKER.

    Eu já fiz isto. Cada estação deve ter o X e o lwm, compile dos ports,
modirique para ele abrir a tela toda, e não abrir shell quando apertar o
botão
do meio. Compile de novo e instale. Eu não tenho os fontes comigo, mas
até que posso gerar isto de novo.

    Compile o Mozilla, se pretende acesso via browser, para não trabalhar
com e-mail, como o composer, etc. Tire tudo. Use a sua máquina mais potente
para preparar isto. Se as suas estações não forem capazes de rodar o X e o
Mozilla, terá que rodá-lo remotamente em uma máquina mais potente,
exportando as janelas para a estação, mas possivelmente necessitará mais de
128 MB de memória.

    Eu já fiz um teste com um 486DX2-66 com 12 MB, e consegui rodar o X
Windows nele, e o Mozilla em outra máquina, mas faz quase 2 anos. Depois
implementei parcialmente a idéia.

    Dependendo da carga, o próprio Pentium III pode ser o seu servidor web,
pois o apache não é pesado.

    Uma destas máquinas é o suficiente para ser o gateway, que pode até
mesmo
ter somente 16 MB de memória. O Firewall da Biblioteca Naciona é um Pentium
120 MHz com 16 MB de memória, com uma linha de 1 Mb/s. Não faz nat, mas
um Pentium 166 pode fazer nat tranquilo de 256 Kb/s.

    Ou é um escritório, com aplicações de usuários? Existe a opção de
colocar
uma máquina potente e rodar o gnome, kde, window maker, e todos os
aplicativos
nela, exportando o display para a máquina do usuário.

    Quais são os detalhes.

    Adoraria trabalhar neste projeto. Você é de onde?

       João Rocha.

> se tiverem um link agradeço.
>
> Desde já agradeço a atenção.
>
> --