[FUGSPBR] symbios 53C875J

ronkot ronkot em fugspbr.org
Seg Jul 26 00:00:29 BRT 2004

Eu estava tentando instalar o freebsd 4.10 num Compaq ProSignia 200. Este
servidor tem um disco de 4GB SCSI e controladora SCSI Symbios 53C875J.

O instalador FreeBSD 4.10 nao conseguia detectar o disco e a tape. Como
encontrei uma literatura que dizia que o driver sym tem erros somente com a
53C875J (logo a que eu tinha em maos), decidi fazer uma experiencia
trabalhosa... Instalei uma Adaptec e ... claro detectou o disco sem
problemas.

Entao recompilei o kernel generico de removi todas as opcoes de sym do
kernel que e' um dos drivers da controladora Symbios 53C875J. Deixei ativo o
driver ncr. Segundo o man da sym, abaixo quando os dois drivers estao ativos
a prioridade fica com o sym. Mas, como o sym tem um bug, nao haveria a menor
chance de funcionar mesmo.

Pois bem, com o driver ncr ativado funcionou perfeito. Como eu ja' havia
feito toda a instalacao numa Adaptec nao foi preciso fazer mas nada alem de
compilar o kernel.

http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=sym&sektion=4&manpath=FreeBSD+4.9-R
ELEASE

Pois bem. Numa situacao destas eu precisaria que o kernel do instalador do
freebsd fosse modificado, ou alguma forma manual de fazer com que durante a
instalacao do freebsd o driver sym nao fosse carregado pelo kernel GENERIC.
Na opcao CLI do instalacao tentei a opcao enable ncr0, mas nao funcionou.
Alguma dica?