[FUGSPBR] Qmail memory queue

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Qui Jul 29 13:45:31 BRT 2004

~    Buenas amigos, fazendo uma rápida analise do uso do queue pelo
qmail em meu server, descobri que o espaço em disco ocupado em média,
mesmo com 80/120 mensagens em queue, é inferior à 50Mb, resolvi fazer
alguns testes de performance, visto que meu servidor de e-mails possui
1g ram, e que meu softlimit gasta 5mb por socket sendo que a grande
maioria não chega a necessitar, e que o horde (webmail) que tenho aqui
rodando possui um php.ini com limite de 20mb de upload. Vi que se se o
destinatário local/remoto existe, este e-mail fica no max segundos em
queue, depentendo do seu tamanho (aqui permito e-mails de até 10Mb via
qmail), minutos, então estou aumentando minha performance com o seguinte:

no kernel com semaforos:

options         SEMMNI=40
options         SEMMNS=240
options         SEMMAP=40
options         SEMMNU=120
options         SHMSEG=33               # numero maximos de segmentos
de memoria
options         SHMMNI=31               # limita o segmento minimo de
memoria compartilhada
options         SHMMAXPGS=65536         #
(total_de_mem_em_MB*1024*1024)/4096
options         SYSVMSG                 # SYSV-style message queues
options         MSGMNB=16384
options         MSGMNI=42
options         MSGSEG=2049
options         MSGSSZ=64
options         MSGTQL=512

(alguns dados coletados graças ao amigo Renato Botelho)

mais o tamanho máximo aproximado de memória para o disco virtual:

options         MD_NSECT=200000

(o cálculo se da aproximadamente em 20000 para 10Mb)

E fiz um script para facilitar meu boot, crei o
/usr/local/etc/rc.d/010.qmail-memo.sh
dando as devidas permissões de execução.

#!/bin/sh
#
case "$1" in
~    start)
~        disklabel -r -w md0 auto
~        newfs /dev/md0c
~        mount /dev/md0c /var/qmail/queue
~        chown qmailq:qmail /var/qmail/queue
~        mv /var/qmail/lastqueue/* /var/qmail/queue
~        /var/qmail/bin/qmail-fix
~        echo -n ' qmail-memo'
~        ;;

~    stop)
~        mv /var/qmail/queue/* /var/qmail/lastqueue/
~        umount /var/qmail/queue
~        echo -n ' qmail-memo'
~        ;;

~    *)
~        echo ""
~        echo "Usage: `basename $0` { start | stop }"
~        echo ""
~        exit 64
~        ;;
esac

resultados:

Filesystem      Size   Used  Avail Capacity  Mounted on
/dev/md0c        96M   402K    88M     0%    /var/qmail/queue

~    E muita velocidade no scaneamento de vírus pelo qmail-scanner bem
como velocidade do "desenfileiramento" de mensagens locais.

PS: ainda estou fazendo testes, mas quem quiser brincar parecido,
esteja à gosto, desde que não me culpe pela perda de dado/sistema algum.

Abraços,

- --
Rodrigo Graeff
delphus em delphus.org
www.delphus.org
icq: 9636816
Public PGP Fingerprint
D28D A200 AFF0 D484 9F7A 2BB5 2E1B 30DF D472 D7D2
Free Software for all