[FUGSPBR] Hard Error cmd=read

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qua Jun 2 01:22:50 BRT 2004

Carlos Augusto Silva wrote:

>Olá Pessoal!
>Estou tendo um problema numa máquina, que é usada como banco de dados.
>
> Após uma grande batalha pra por uma máquina SCSI (que eu perdi), colocamos
> numa máquina IDE mesmo.
>
> Acontece que ontem deu a seguinte mensagem no console:
>
> kernel: ad0: hard error cmd=read fsbn 49944703 of 49944703-49944734
> status=51 error=40

    Está parecendo. Faz um teste.

    Coloque em Single User, e dê o seguinte comando:

dd if=/dev/ad0 bs=1048576 | wc -c

    E verifique se a contagem final dá o tamanho do HD e se
dá uma mensagem de erro. Se a contagem der bem menos,
possivelmente o seu HD está com problemas.

> E a máquina travou.
>Hoje, a mesma coisa, e depois de ter sido feita uma consulta grande ao
> banco.
>A pergunta é, isso é um pau no HD? :)
>
> Pra reforçar a minha tese, o que vcs acham da utilização de uma máquina IDE
> para um grande volume de acessos num Banco de Dados?

    Os HDs SCSI são mais rápidos, e são feitos para carga pesada.
Os IDE, em sua grande maioria, são feitos para máquinas de usuários.

    Dependendo da carga, os IDE aguentam.

    Se os dados são críticos, use RAID. E se a escrita é de pequenos
blocos, não use RAID 5.

> Obrigado a todos!
>
> Atenciosamente,
> Carlos Augusto Silva
> Mecmedia
> Email: carlos em mecmedia.com.br
> Site: www.mecmedia.com.br

    A quanto tempo o HD está ligado direto? Quanto tempo está em uso?
E você pode falar que eles tem que investir decentemente para ter um
sistema seguro.

    Abraços,
       Boa sorte,
          João Rocha.