[FUGSPBR] Desmistificando o SCSI

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Jun 3 17:57:51 BRT 2004

Carlos Augusto Silva wrote:
> Acho q a solução mais correta é colocar algo SCSI mesmo. Tanto visando
> desempenho quanto um maior nível de acesso sem crash.

Vamos desmistificar o SCSI.

A unica coisa que o SCSI tem de melhor que o IDE chama-se Tagged Queueing, que
melhora MUITO o acesso paralelo a vários pontos do disco.  Fora isso, o disco
médio SCSI é IGUAL ao disco médio IDE.  Muitas vezes o miolo de uma familia é
igual, como é o caso do Seagate Barracuda.  Só muda a placa controladora.

P) SCSI é mais rápido que IDE?
R) Isso não tem a ver com SCSI ou IDE, mas com a tecnologia da mídia.  Se o seu
disco é de 10000RPM e tem um seek time de 9ms, tanto faz se é SCSI ou IDE
(exceto pelo tagged queueing).
R2) Como os usuários topo de linha fazem questão de SCSI, é natural que os
discos topo de linha saiam primeiro com interface SCSI.  E com um preço 50 vezes
maior, também.   ;-)

P) SCSI queima mais que IDE?
R) Isso não tem a ver com SCSI ou IDE, mas com a forma como o disco foi cuidado,
desde o fabricante até o usuário final.  Se voce deixa seu gabinete esquentar
aos extremos, e tem uma fonte de tecnologia suspeita, o disco VAI queimar, seja
ele IDE ou SCSI.  Se voce carrega o disco da loja pra casa num saquinho de
supermercado, balancando de pé no onibus, grandes chances que ele queime.
R2) Em geral quem paga os 50x do SCSI tem dinheiro para manter uma sala com ar
condicionado sempre ligado, tem um gabinete com fonte e ventilação decente, e
anda de táxi ou carro próprio.   ;-)

P) Meu SCSI é Ultra 360, claro que isso é mais rápido que o seu IDE ATA133, não?
R) Claro que não.  Essa é apenas a velocidade de barramento.  O SCSI tem que ser
mais rápido pois podem ter até 15 equipamentos usando o mesmo barramento:
360/15 = 24MB/s, enquanto o IDE só tem que dividir com até 2 equipamentos: 133/2
= 66MB/s.   E agora, quem ficou mais rápido?  Na prática, quem limita a
velocidade real do disco é a mídia.  Verifique o parametro do fabricante chamado
"sustained transfer rate".
R2) Com o tagged queueing, o computador pode pedir até 255 (depende do HD e da
controladora) grupos de setores de uma única vez, em cada HD, enquanto o IDE
estáq limitado a apenas 1 em cada controladora.  Enfim, uma diferença real de
desempenho.

Se a diferenca de preço entre SCSI e IDE fosse no máximo de uns 50%, ou até 100%
eu ainda pensaria no caso.  Com os preços que estão hoje, só para servidores
high-end, e mesmo assim a definição de servidor high-end hoje em dia costuma ser
mais modesta que micro de usuario de joguinho de windows.