[FUGSPBR] sistema de arquivos corrompendo

Alexandre Vasconcelos alexandre em fugspbr.org
Seg Jun 7 09:57:39 BRT 2004

Martin Augusto wrote:
> Ola pessoal,
>
> Estou enfrentando problemas com corrompimento do sistema de arquivo em
> diversos clientes. A situacao eh que varios deles estao localizados em
> algumas cidades do interior de Santa Catarina onde eh frequente a falta de
> luz por periodos que, as vezes, o nobreak nao segura. Em alguns casos em que
> o servidor servia firewall e nat, tive que optar em por o file system em
> read-only.
>
> Ha alguma alternativa em solucao de software que eu possa utilizar? Por
> exemplo, a migracao para o ufs2 do FreeBSD 5x pode amenizar o problema?
> [...]

Com certeza não é esta a resposta que vc está esperando, mas acho que vc
deve sugerir aos seus clientes que reclamem com o pessoal da empresa de
energia, IHMO, isto não é problema de TI (seu), os sistemas de arquivos
- seja ufs, ufs2, ext3, etc -  não foram feitos pra isso, talvez eu
esteja começando uma polêmica sobre journaling e derivados, mas acho que
não vem ao caso falar sobre isso.. neste caso vc deve atacar a causa
(queda de energia) e não a consequência (corrupção do filesystem) do
problema.

--
Alexandre Vasconcelos
Unix Admin