Fw: [FUGSPBR] Desmistificando o SCSI

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jun 7 13:42:30 BRT 2004

Luiz Otávio Souza wrote:
> [...]

     Hot Swap é a combinação de dois fatores:

1) Compatibilidade elétrica para não queimar durante a retirada
2) Compatibilidade de software para detectar a mudança de forma educada.

     Sobre o item 1), vale lembra que somente os SCSI com SCA são Hot Swapable,
pois eles possuem um conector feito para isso.  Os conectores padrão não podem
fazer Hot Swap.

     O quebra-galho que voce fala de algumas controladoras deve ser o da Promise
(*)Não é a controladora que faz isso, mas as gavetas que eles vendem para
embutir os fios num unico contactor que permite o hotswap.

     Eu diria que é um empate técnico, que apenas demonstra a maior tendencia de
SCSI a ser usado em RAID (principalmente por causa da vantagem do Tagged Queueing).

     Sobre o Item 2, podemos dividir em dois tipos de suporte:

2.1) Controladora RAID
2.2) Sistema operacional

     No 2.1), o sistema operacional não fica sabendo da mudança, se o disco
removido ou colocado fizer parte de um array em operação.  A controladora faz
tudo para ele.  Novamente, temos que ter controladoras específicas para isso, o
SCSI nativo não sabe nada a respeito.  E também temos controladoras específicas
de RAID para IDE, ou seja, empate técnico de novo.

     No time 2.2 é que a briga pega.  Nunca vi um sistema dizer que suporta Hot
Swap nativo em IDE.  Mas lembro que o atacontrol do FreeBSD permite ligar e
desligar um disco IDE com o sistema ligado.

     Eu tenho uma gaveta de disco IDE, daquelas que server para transporte e
troca fácil de HDs.  Não faço isso toda hora, nem recomendo para ninguém, mas
mais de uma vez eu coloquei oa gaveta com o FreeBSD ligado, mandei checar o
barramento IDE e ligar o disco novo, montei o disco e tudo continuo numa boa.
Também já mandei desmontar o file system, desligar a energia do HD, e retirei a
gaveta, sem travar.  Se isso não é hot swap, o que seria?

     Está na minha fila de coisas para testar: Criar um array de mirror com
vinum, colocando um dos subdiscos no HD removível, e retirar o HD sem avisar
nada pro FreeBSD.  Se o vinum foi feito para suportar falha em HDs, ele teria
que suportar esse tipo de operação.  Notem que o vinum não sabe se o disco é
SCSI ou IDE, para ele é tudo block device.

(*) Sobre a Promise, eu tenho uma suspeita muito grande que ela não faz nada em
hardware.  O macete dela seria apenas uma BIOS e um device driver que suporta um
formato padrão para RAID.