[FUGSPBR] Teclado apos boot.

Paulo Roberto Magrini magrini em smo.com.br
Seg Jun 7 19:55:54 BRT 2004

Bom nosso amigo farias reportou a versão aportuguesada do tutorial do
kasper(mas podre esse português, só que ajudou pacas):
http://freebsd-br.cjb.net/doc/minibsd/miniBSD.htm

Para criar a imagem é exepcionalmente fácil, vc vai usar a flash não é , bom
adquira um adapatador IDE -> MF , no mercado livre vc consegue por R$ 60.

Levando em consideração o tutorial citado, e também assumindo que vc já
criou o arquivo tar e que seu HD primário é o HD principal e que o HD
secundário seja seu FLASH :
cd /usr/minibsd
tar cfvz /usr/minibsd-46-1.tgz *

Siga os passos:
- Para descobrir o tamanho exato da FLASH :
disklabel -rwn ad1 auto | grep sectors/unit
Vai retornar o "numero de setores"

- Para criar uma imagem em branco no HD
dd if=/dev/zero of=/usr/minibsd-disk.bin bs=512 count=numero de setores
Lembrese de substituir o texto "numero de setores" pelo numero de setores
retornado anteriormente

- Para configurar a imagem como um dispositivo virtual
FreeBSD 4.7:
vnconfig -s labels -c vn0 /usr/minibsd-disk.bin
FreeBSD 5.0:
mdconfig -a -t vnode -u 0 -f /usr/minibsd-disk.bin

- Particionando e criando entrada padrão (c:) no disco
disklabel -Brw vn0 auto
disklabel -e vn0

Logo após o ultimo comando vai apareçer um texto enorme com dados do seu HD,
vai pro final dele, deve haver algo pareçido com :
8 partitions:
#        size   offset    fstype   [fsize bsize bps/cpg]
  c: 58364082        0    unused        0     0         # (Cyl.    0 -
3632*)

vc muda para :
8 partitions:
#        size   offset    fstype   [fsize bsize bps/cpg]
  a: 58364082        0    4.2BSD      0     0         # (Cyl.    0 - 3632*)
  c: 58364082        0    unused        0     0         # (Cyl.    0 -
3632*)

e ja sai salvando com os comandos do vi mesmo :
:wq!

- Bom agora crie o sistema de arquivos propriamente dito:
newfs -b 8192 -f 1024 -U /dev/vn0a

Em seguida crie uma pasta para montar o sistema de arquivos novo, e monteo:
mkdir /tmp/imagem
mount /dev/vn0a /mnt/

Entre em /mnt/imagem (cd /mnt/imagem) e digite:
tar xfvzP /usr/minibsd-46-1.tgz

Agora desmotar com segurança o sistema de arquivos e desativar o "disco
virtual"
cd /
umount /mnt/imagem
FreeBSD 4.7:
vnconfig -u vn0
FreeBSD 5.0:
mdconfig -d -u 0

E copie tudo para o flash( de fato agora pra gravar outras flash é só
repetir esse comando ) :
dd if=/usr/minibsd-disk.bin of=/dev/ad1 bs=8k

Cara seja feliz, pq isso com certeza funciona, só um detalhe testei em HD ,
não com flash, mas nos HDS funcionou.

T+
Paulo Magrini