[FUGSPBR] Desmistificando o SCSI

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Jun 8 00:06:49 BRT 2004

João Carlos Mendes Luís wrote:

>     Isso é mais consequencia do mercado que da qualidade.  O mercado
> de SCSI EXIGE garantia de 3 anos ou mais, o de IDE já se satisfaz em
> geral com os 3 meses da lei do consumidor.
>
>     Os fabricantes de IDE com representante no Brasil tem garantias
> boas (Samsung = 3 anos).

    A Seagate tem modelos de IDE de 3 anos, e modelos de 1 ano. Por exemplo,
o SATA de 120 GB tem garantia de 3 anos (ST3120026A se não me engano).

>     Um amigo meu disse uma vez uma frase muito séria Mais importante
> que a garantia do HD, que apenas vai recuperar o custo do HW, é a
> garantia dos dados, que nenhum fabricante dá.

    Tem empresas que fazem a recuperação de dados, mas já vi casos no qual a
cabeça "aterrissou" no disco, e em alta rotação equivale a um arado.

>     Ou seja, cobremos preços bem caros pelo HD.  Se queimar, tá pago
> no overhead.

    Tem um caso no qual montaram um array de 576 HDs IDE de 160 GB
Maxtor com
3 anos de garantia. No primeiro ano 3 apresentaram defeito.

>     Pior ainda.   ;-)

>     Os fabricantes costuma dar o range inicial-final, ou a média.
> Nunca vi ser maior que a metade do burst rate.

    Os mais altos que eu soube passavam dos 60 MB/s.

>     Mais que overhead, o tagged queueing permite que o disco otimize a
> ordem de busca dos setores dentro dele.  Alguns sistemas operacionais
> já tenta fazer isso, mas o disco sempre vai fazer melhor, pois somente
> ele sabe onde a cabeça está naquele momento.

    Eu vi um artigo sobre uma controladora que tentava fazer isto, a uns 15
anos atrás. Mas na época os HDs não tinham eletrônica suficiente para fazer
isto, e não rodavam tão rápido.

>     Chegaram a sair alguns discos IDE (ATAPI) com tagged queueing, mas
> acho que a idéia não vingou.
>
>     Para quem não entendeu, ATAPI e exatamente igual a SCSI, só que
> usando os comandos IDE.  Tanto que hoje o FreeBSD tem o suporte ao
> Tagged Queueing no IDE, e o atapicam, que é uma interface que permite
> enviar comandos SCSI nativos para dispositivos ATAPI, como CDROMs, etc.

    Igual mecanicamente, e nos controladores de cabeça e rotação, mas muito
diferentes na inteligência, no modo de agir.

>     Hoje em dia, eu não garanto mais nada sobre joguinho...
>
>     Fiquei sabendo que a interface do Unreal Tournament está sendo
> usado para criar programas de treinamento para o exército americano.
> Virtual reality, now!

    Um Police Quest da Sierra estava sendo usado para treinamento de
policiais
a 10 anos atrás.

>     O problema não é de controladora, mas de BIOS.  Se sua BIOS tiver,
> ótimo, mas ninguém se interessa por isso.
>
>     De qualquer forma, todos os fabricantes que conheco permitem
> download de programas para fazer esse tipo de coisa.
>
>     Note que nos discos modernos não é possivel formatar de verdade.
> O que se faz é escrever zeros nos setors, e ler para ver se está ok.
> Tanto em IDE como em SCSI.  O tal comando da Adaptec é um único
> comando SCSI, de timeout gigante, que pode ser dado pelo camcontrol.
> man camcontrol.  Nos discos modernos, esse comando é interpretado como
> [...]

    É uma pena não fazer a formatação física. Isto poderia resolver
alguns casos de
bad sector, refazendo os cabeçalhos dos setores, etc.

       João Rocha.