[FUGSPBR] OFFTROPIC - Máquina para Servidor

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Jun 8 00:30:27 BRT 2004


Luiz Gustavo wrote:

>
> Trabalho a quatro anos com hardware critico, com contratos de suporte
> caros e nunca vi uma resolucao de problemas de hardware em menos de
> duas horas.
>
> Vou citar duas com quem trabalhei:
>
> - A IBM tem bons tecnicos(pelo menos conosco), porem a entrega das
>   pecas era demorada d+. Isso pq tinhamos a ajuda dos tecnicos, a
>   dependencia da burocracia da IBM seria ainda mais sofrida.
>   Comum eles nao terem pecas em estoque(nem em campinas), entao
>   fatalmente vc tem que esperar vir de aviao(dos EUA).
>  
>

    Eu tive uma espera de 2 meses e meio para  a troca de placa mãe da IBM,
pois eles não tinham es estoque.

    E pelo que eu soube, o Elefante, o maior spammer do Brasil, tem um 
contrato
destes de 2 horas com a IBM. Se ela não cumprir, tem uma multa de R$ 50.000
reais, e mais R$ 50.000 por hora de atraso.

    Na pior das hipóteses, fazem uma graninha em cima da IBM. No meu 
caso, se
tivesse um contrato destes, teria faturado uns 90 milhões.


> - A Sun costuma a ser bem mais rapida e interessada, ja esperei uma
>   semana(e por telefone dado com previsao de duas a tres) por uma
>   unidade de fita da IBM, enquanto a Sun a disponibilizou em dois dias.
>
> Sinceramente nao colocaria em enfase um atendimento em duas horas e
> tenha em mente que os comentarios acima foram apenas dois casos, dentre
> varios.
>  
>

    Por isto que eu acho que tem que se ter localmente peças para trocar 
em caso
de defeito. Pelo menos HDs.

>A maioria dos gerentes de TI se não me engano preferem gastar mais em
>um equipamento que vai lhes fornecer retorno garantido do que gastar
>menos em algo imprevisível. Isso se chama total cost of ownership
>(TCO).
>  
>
>
> Gerentes de TI muitas vezem querem se livrar das responsabilidades
> inerentes aos seus cargos, entao as delegam a vendors. Fatalmente vemos
> ``budgets'' inflados e cortes de custo em coisas primarias como pessoal
> qualificado.
>
> Nunca eh culpa da escolha feita por ele e sim do vendor que prometeu
> ``five nines'' e nao os cumpriu. Parte do trabalho e saber onde as
> promessas sao irreais e preservar a continuidade do ``lojinha''.
>  
>

    Vendedor falaria em 20 noves para vender. E se o chefe de TI 
acreditou, ele ou
é otário, ou quis fugir das responsabilidades. O fato de acreditar nos 
"five nines",
e não se preparar para se isto der errado, também é culpa dele.

>>E ele é ruim por isso? Um servidor tipo frankenstein e um servidor de
>>marca não se limitam em suas diferenças apenas no preço e no logotipo
>>que vêm colado no painel da frente do gabinete. Pense um pouco antes
>>de criar comparações como essa.
>>    
>>
>
> Mesmo? Um servidor montado com pecas de qualidade nao me parece um
> frankstein, ainda mais qdo vc paga um belo adicional pelo pedigree.
>
> Boas controladoras, boa memoria, bom chipset, boa placa de rede... Para
> ter isso tudo, nao preciso de um hardware da IBM.
>  
>

    E escolhendo bem tudo, pode-se até ter um produto final melhor que o 
fornecido
pela IBM, e mais barato. Mas também tem que se precaver para contornar e 
resolver
os problemas, ter peças de reserva. Por exemplo, eu falo que se você tem 
um RAID,
tenha discos de reserva. Se um HD de um RAID 5 pifa, acontece um desastre no
desempenho. Se na noite, num momento de menor uso, você trocar o HD, 
você logo
terá o RAID 5 reestabelecido. Se esperar a troca do HD pelo fabricante, 
corre o risco
de um segundo pifar, e você perde tudo, fora o tempo no qual o 
desempenho fica
prejudicado.



       João Rocha.


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