[FUGSPBR] Sendmail + webmail (direitos de escrita)

Augusto Fabiano Torres torres em cle.unicamp.br
Ter Jun 8 10:55:53 BRT 2004

Bom  dia,
Estou com o seguinte problema.
Configurei sendmail 8.12.11+Mimedefang+Clamav+Antispam seguindo um tutorial
que encontrei no google. Esta funcionou bem ... porém  agora estou com
os seguintes problemas:
As mensagens que chegam e saem passam pelo /var/spool/clientmail que
está com owner para smmsp:smmsp
Na configuração que segui do tutorial diz para colocar permissões para
mailnull:mailnull (o que fiz)
O problema é que quando utilizo o webmail (squirrelmail), este não tem
permissão de escrita no /var/spool/clientmail (pois opera
nobody:nobody) se mudo para este (acho que seria inseguro! -? ) o
mailnull não consegue escrever neste FS.
Alguém teria alguma solução para este problema? Já tentei inúmeras
alternativas sem sucesso.
Já pensei em inicializar 2 servidores apache, um só para o webmail com
propriedade mailnull:mailnull mas não sei
se seria uma boa saída.

Algo que observei:
sempre aparecem mensagens de /usr/local/libexec/mclock: (64) set gid mail
Agradeço a atenção
Augusto

Augusto Fabiano Torres
Analista de Suporte / Administrador de Redes
Centro de Logica, Epistemologia e Historia da Ciência (CLE)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
E-mail: torres at cle.unicamp.br
http://www.cle.unicamp.br/
http://www.cle.unicamp.br/sbl/