[FUGSPBR] AMD64

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Jun 8 18:29:01 BRT 2004

Rafael Rubleske wrote:
> Valeu pela dica.
> Compilei o clamav e funcionou bem. Eu nunca utilizei esse AV e tenho
> algumas questões:
>    - qual a periodicidade de novas definições, tipo, tem agilidade
> quando aparece algum vírus novo?

     Cada caso é um caso.  O método de atualização do clamav é baseado em
colaboração, e tem gente de vários lugares do mundo com permissão para inserir
novas assinaturas.  Mas sempre vai depender da colaboração, uma vez que ninguém
recebe para isso.

>    - estou acostumado com o vscan, que só não pega o beagle em arquivos
> zipados com senha (mas deve ser devido à versão do amavis, perl e alguns
> módulos). Qual a eficiência dele?

     Ainda não vi ele deixar passar nenhum virus, mas uso ha pouco tempo.

>    - aqui chegam mais ou menos uns 15 a 20 vírus por min. e a carga no
> sistema num P4 2,4 fica em uns 40 a 65% em média. o clamav 'pesa' muito
> quando sob 'fogo cerrado'?

     Pesa.  Qualquer anti-virus vai pesar, e o proprio amavis recomenda usar um
servidor separado se voce tiver essa preocupação.  Na pagina do amavis existem
algumas dicas de otimização.

     Ainda esta semana um servidor meu deu um problema no email, e a fila travou
a noite toda.  Quando eu liberei os emails, de manha, o processamento de virus
foi o limitante, e demorou um tempão para processar todos os emails pendentes.
No processamento normal, não chega a incomodar, principalmente se voce colocar
um bom nível de paralelismo.