[FUGSPBR] [OT] Segurança FREEBSD

Douglas Santos dsantos em fearside.org
Dom Jun 13 22:40:45 BRT 2004

Eduardo Alvarenga wrote:

>   Corrigindo: Não é OFF-TROPIC e sim OFF-TOPIC ou OT ou OFFTOPIC.
>   OFF-TROPIC traduz-se em "fora dos trópicos" ;-)
>
>   Agora respondendo a sua pergunta -- No FreeBSD você pode usar recursos
>   como ACLs, Jails, Kerberos, MAC e outros recursos que já estão
>   embutidos no sistema. Mas se a segurança for o motivo de você ganhar o
>   seu salário, recomendo OpenBSD; uso e aprovo.

Nao esqueca de algumas peculariedades do OpenBSD.

W^X - semelhante ao PaX que e' integrado no grsecurity para protecao
contra certos tipos de exploits.
ProPolice - protegendo contra problemas na stack.
Mecanismos de protecao randomicos para malloc(), mmap(), etc.
Separacao/Revogacao de privilegio.
O ja conhecido Systrace, existente tambem pra linux.
Chroots e correcoes nos principais e problematicos daemons.
Tudo isso sem contar a seguranca pro-ativa.

E ferramentas que podem ser integradas ao sistema como ids, verificador
de integridade de arquivos, etc.