[FUGSPBR] Idéia!

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qua Jun 16 01:27:21 BRT 2004

Leandro Takeda wrote:

>Ae pessoal, tenho um servidor utilizando NAT
>tenho praticamento uns 60 usuarios utilizando
>Alguem pode me dar umas idéias para ter um melhor aproveitamento da minha
>banda?
>Eles utilizam basicamente e-mail e navegação.
>
>Qualquer idéia, bem vinda
>Valeus!
>
>Take

    Defina o que é abuso. E monitore e bloqueie. Limite o tamanho dos
e-mails,
que páginas não podem ser acessadas, se pode ou não baixar músicas, ou usar
Internet Radio. Proíba o uso de Internet TV, pois usa muita banda.

    Também instale o squid, que pode lhe ajudar a controlar as páginas
acessadas,
e ainda diminuir o tráfego por fazer cache.

    Use a dummynet para limitar a banda para alguns serviços não essenciais.

    Crie um servidor de ftp só acessível do lado de dentro da sua rede,
e faça com
que as atualizações de antivírus sejam pegas dele. Coloque o antivírus
para pegar
dele de dia e com um fator randômico na hora (O McAfee permite isto
muito bem).
Faça a atualização deste servidor de noite. Quando sair o programa do
imposto de
renda, coloque neste servidor e avise a todos. Comoque os service packs,
e coisas
do gênero nele. Coloque nele os programas que instala frequentemente nas
máquinas.
Pode colocar este servidor de ftp disponível para compartilhamento
usando o samba,
mas o faça como read only, por motivos de segurança.

    Se vai usar o NTP, coloque um servidor para ser o servidor de NTP da
sua rede, que
pode ser até o servidor de ftp acima mencionado. Ele deve sincronizar
com os servidores
externos, e os internos devem sincronizar com ele. Eu sei o tráfego NTP
é baixo, mas
depende de uma resposta rápida. Use um servidor de DNS dentro da sua
rede, o que
pode diminuir o tráfego um pouco, mas vai agilizar em muito as respostas
de coisa que
estejam em cache. Este servidor até pode ser um "escravo" de um externo.

    Instale uma ferramenta de monitoração de tráfego. Tem algumas nos
ports e uma que
eu fiz, que pode ser acessada em:

http://www.goffredo.eti.br/io-judas

    Tem milhares de idéias, mas de imediato eu me lembro destas. Quando
me lembrar
de mais eu respondo a este e-mail. Eu sei que tem muita gente na lista
que pode dar
mais idéias, e até se aproveitar delas.

    Abraços,
       João Rocha.