[FUGSPBR] IPs diferentes, mas na mesma rede?

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qua Jun 16 14:57:49 BRT 2004

Eduardo Alvarenga wrote:

>  No caso tem que ser /31 e não /32 ou seja: 255.255.255.254.

    Fala Eduardo. :)

    A mascara tem que ser /32 mesmo, caso contrário a própria maquina
não conseguirá acessar seus aliases, embora outras consigam...

    Esse problema é decorrente de uma característica do 4.4BSD que
exigia que voce adicionasse a rota do alias para o endereço de loopback.
Se voce nao colocar /32, ele vai criar uma rota apontando para a
interface de rede e não para o loopback.

    Eu abri um PR [1] no netbsd.org em 2001 sobre isso, imaginando que
fosse um BUG, e pouco depois alguem tambem reclamou [2] sobre a falta de
documentação desta característica. O itojun fez um patch que resolveu
esse problema, que já não ocorreu na 1.6. Eu acredito que os outros BSDs
nao o incorporaram.

[1] http://www.netbsd.org/cgi-bin/query-pr-single.pl?number=13262
[2] http://www.netbsd.org/cgi-bin/query-pr-single.pl?number=13311

    []s