[FUGSPBR] Alguns detalhes sobre FreeBSD

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qui Jun 17 04:15:49 BRT 2004

Pedro Luiz wrote:

> Saudações!
>
> Sou um estudante de ciências da computação, e confesso ter experiência
> zero em FreeBSD, apesar de já ter algum know-how do GNU/Linux.
> Sistemas operacionais de código aberto sempre me pareceram algo bom
> demais para ser verdade :)
>
> Mas agora meu interesse vai além da curiosidade. Preciso de algumas
> informações sobre o FreeBSD, para um trabalho. Já estou com a minha
> cópia em CD para tentar instalar por aqui, e a documentação em
> português vai me dar uma boa ajuda na instalação e para começar a
> [...]

    Muitas informações podem ser obtidas nos sistes do FreeBSD.

    Ele é pensado para ser usado em servidores (o lema é "Power to serve".),
mas funciona bem como desktop. Tanto é que estou usando um FreeBSD 5.2.1
no momento.

    O sistema de licenças também é diferente. Ele usa a licença BSD,
enquanto
o Linux usa a GNU. Uma das primeiras diferenças está no modo que os
programas podem ser usados. O BSD permite a criação de produtos comerciais
com todo ou parte sem a liberação dos fontes, e a GNU exige a liberação dos
fontes. Tanto é que tem código o Luigi Rizzo no Windows.

    Tem um texto perfeito para você. É meio longo e en inglês, mas muito
bom:

http://www.over-yonder.net/~fullermd/rants/bsd4linux/bsd4linux1.php
<http://www.over-yonder.net/%7Efullermd/rants/bsd4linux/bsd4linux1.php>

    Abraços,