[FUGSPBR] [OFF-TOPIC]ADSL (Santa Catarina)

Márcio Luciano Donada marcio em lists.slchapeco.org
Qui Jun 17 18:35:45 BRT 2004

Boa Tarde,
Pessoal, desde início de maio estou tento sérios problemas com a ADSL
empresárial aqui em Santa Catarina, problemas com o tipo de encapsulamento
que essa tem, PPPoA ou PPPoE. Tenho 5 servidores rodando FreeBSD com ADSL
empresárial, o modem, que por sinal não todos diferente, nesses 5 pontos,
mas todos em modo brigde com o FreeBSD autenticando via PPPoE, sem
problemas. O fato é que um 6º ponto está sendo configurado mas nesse estou
com problemas, consigo conectar PPPoA, dessa forma o modem fica como router,
mas o que eu preciso é que o IP verdadeiro / valido, como queiram, fique no
servidor e nesse ponto estou utilizando o D-Link (DSL-500G) que até o
momento não foi possível realizar a conexão, (inclusive agradeço ao Brandi
pela força, pois está dando uma atenção nesse caso pra mim) já tentei
utilizar o pptpclient e sem nenhum resultado. O Fato é que como a operadora
trabalha pra mim é realmente um mistério, mas deduzi o seguinte esquema:

- A conexão entre a serial do modem e a central telefônica é sempre PPPoA,
independente do plano. Ou seja, na camada 1 é usado ATM e na camada 2 é
usado PPP. Não há como fazer PPPoE da central telefonica até o modem por
causa da natureza desse protocolo (a conexão entre a serial do modem e a
central não é ethernet).

- Quando dizemos que usamos PPPoE, o que acontece na verdade é que a conexão
PPP é iniciada na central, passa pelo dispositivo adsl e é estendida via
PPPoE até a máquina do usuário. Ou seja, no PPPoE, a conexão inicia no
provedor com PPPoA, chega no modem bridge na interface serial como PPPoA, e
é então estendida pela  interface ethernet com o PPPoE terminando na máquina
do usuário como PPPoE.

Se minha conclusões estiverm certas, lhes pergunto: por que em algumas
conexões simplesmente não funciona um ou outro modo? Por exemplo, o meu
modem (3COM 812), funciona aqui via PPPoE (com IP válido na máquina) e com
PPPoA (autenticacao pelo modem/router), já na ADSL empresárial (ip fixo) só
funciona com PPPoA

Pesquisando no site do abusar.org encontrei um material para alterar o
firmware desse modem (http://www.abusar.org/manuais/c_dlink_ZIPB.html) que
mostra uma tecnologia ZipB, para configurar o modem como router e trazer o
ip para o servidor, mas isso quem faz é o modem e não o FreeBSD.
Não sei se alguém na lista utiliza esse modem ou se utiliza com essa
tecnologia, mas tem alguma idéia, mas gostaria de trocar alguma idéia com o
pessoal que utiliza esse modem com servidor FreeBSD com o ip válido no
servidor (desde que a ADSL seja empresárial ou com o ip fixo). Ou ainda,
existe algum outro tipo de se trazer o ip do verdadeiro para o servidor, até
onde eu sei não!

Obrigado, desculpe pelo texto ser muito extenso
[]'s
Márcio