[FUGSPBR] smtp gateway

Marcello Mezzanotti mezzanet em iname.com
Qui Jun 24 15:56:21 BRT 2004

senhores, quero fazer um gateway smtp com antivitus e antispam em cima
do qmail, sobre as configuracoes queria tirar uma duvida e saber se o
que eu imagino que seja eh o que vai funcionar.

tenho um mailserver, quero criar uma maquina que faca todo o servico de
filtragem de email, na parte de dns eu aponto o mx pro gateway, ai eu
estou querendo usar o qmail, nesse caso, a parte de redirecionamento
seria atravez do arquivo smtproutes ? por exemplo, colocando nele algo
do genero:

dominio.com.br:smtpreal.dominio.com.br

???

o email vai passar pelos filtros de spam e virus?
(qmail-scanner,spanassin,clamav) e depois ele eh roteado pro smtp real?

eh isso ou preciso fazer algo mais?

[]s
mezza