[FUGSPBR] Ports "órfãos"

Jean Milanez Melo jmelo em FreeBSDBrasil.COM.BR
Qui Jun 24 16:42:29 BRT 2004

Boa tarde,

Como voce ja leu o ports handbook, a primeira coisa que eu recomendo eh
assinar a lista de discussao ports@, atraves dela voce podera discutir
diversas duvidas sobre a criacao, manutencao, etc dos ports.

Ha alguns dias atras o Kris Kennaway enviou para a lista os ports que
serao removidos no dia 20 de agosto caso nao sejam resolvidos os seus
problemas, normalmente sao ports com pequenos problemas de compilacao que
os mantedores ja nao se importam ou nao tem mais tempo para mante-lo.

O email dele com a lista dos ports com o problemas pode ser lido em:
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-ports/2004-June/013570.html

Para voce ver quais os erros, relatorio de problemas, mantedores, e outras
coisas de cada port, a seguinte url eh uma excelente opcao:
http://pointyhat.freebsd.org.

Qualquer port que tenha no seu Makefile a variavel "MAINTAINER"
como "ports em freebsd.org" nao tem alguem que mantenha o ports, a nao ser a
propria lista. Entao caso voce deseje estar mantendo algum port que nao
haja um mantedor voce pode solicitar isso atraves da propria lista.

Outra pagina/ferramenta que foi criada a pouco tempo eh o portsmon, que
monitora o sistema de ports e eh bem util. Pode ser acessada atraves da
pagina: http://portsmon.firepipe.net/index.html

Ah, ja me esquecendo, vale dizer que manter um port nao eh tarefa facil,
voce deve estar sempre atento a novas atualizacoes do programa do qual
voce fez o port e disponivel para ajudar pessoas que tenham problema com
seu port.

Espero ter ajudado a voce e outras pessoas que se interessam pelo
assunto e nao sabem por onde comecar.

Atenciosamente
Jean Milanez Melo
FreeBSD Brasil LTDA.