[FUGSPBR] SquidGuard

Christiano Farina Haesbaert cartucho em cartucho.org
Sex Jun 25 15:33:10 BRT 2004

  O squid ve quando irá aplicar a regra qdo a regra em si é um match de TODOS os
acls, por exemplo:

lembrando a sintaxe acl NOME CONDICAO
///
# Pornografia
acl PORN_sites dstdomain "/etc/squid/PORN_sites.squid"

# Minha lista de hosts que etm acesso a tudo
acl Trusted_hosts srcdomain computador1.dominio
acl Trusted_hosts srcdomain computador2.dominio

# Digamos agora, o horario de almoco
acl Lunchtime time MTWHF 12:00-13:15

# Maquina da secretaria gostosa
acl Secretaria_Gostosa srcdomain maquinadasecretaria.dominio

# SITES PERMITIDOS PRA TODOS no arquivo allowed_sites.squid
acl Allowed_sites dstdomain "/etc/squid/allowed_sites.squid"
//

entao eu quero liberar TUDO pros meus Trusted Hosts, e deixar digamos a
pornografia bloqueado pra secretaria soh na hora de expediente ( no horario do
almoco ela pode ), pq ela fica se puteando demais no escritorio e NAO da pra
mim.
lembrando q o squid para na primeira regra q acha, allow ou deny.

//
# Libera tudo pra eles, ja q eh a primeira regra
http_access allow Trusted_hosts

# Libera o acesso a paginas permitadas pra todos usuarios demais
# o all é facultativo, sendo q sempre da match
http_access allow Allowed_sites all

# A regra a seguir vai permitir a secretaria ver os sites pornos SOH na hora do
#almoco, ja q na proxima regra eu vo negar TODO O RESTO.
http_access allow PORN_sites Secretaria_Gostosa Lunchtime

# Nego todo o resto
http_access deny all
//

Isso ae eh soh um exemplo eh claro q tu deve fazer regras mto mais úteis
conforme as tuas nescessidades.

Espero ter ajudado, []s do cartucho.