[FUGSPBR] linux ou bsd?

irado irado em hotpop.com
Sáb Jun 26 00:27:51 BRT 2004

Em Fri, 25 Jun 2004 08:43:22 -0300
"Christopher Giese (SkyWarrior)" <chris em irapida.com.br>, conhecido
consumidor de drogas (McLixo e Coke) digitou estas besteiras:

> Sempre o que ouço eh que o X eh mais estavel (mas nunca o pq que o
> outro nao eh tao estavel)... que o Y eh mais seguro (mas sem
> explicações especificas)... que o Z eh mais rapido.... e por ai vai

bem.. meu primeiro (e último) pitaco neste trédi inútil:

SE.. (um SE grandão) algum linuxer quisesse REALMENTE saber porque
consideramos (pelo menos EU considero) o FreeBSD mais seguro de
nascença do que o Linux, bastaria ler as características e
especificações disponíveis no handbook, que é o que EU fiz quando
decidi (tempos atrás) me dedicar mais ao FreeBSD do que ao Linux para
algumas aplicações específicas. Pra deskitópi continuo preferindo
minha Debian, é uma opção, oras.

Continuo ainda participando da comunidade de SL - mais do que a de a
do Aberto/BSD - e sei que meus colegas tendem mais para a
"religiosidade" do que para compararem com isenção aquilo que
conhecem (Linux) com aquilo que podem ler (handbook). Encontro mais
facilidade de dialogar com(por exemplo) usuários de rwindows que
desconheçam AMBOS os SO.

Basta ver, no link apontado, alguns "flames" bem ferozes de linuxer´s
que CERTAMENTE desconhecem os *BSD´s, inclusive um questionando sobre
a segurança, baseando-se apenas no marketing do OpenBSD, diz que
apenas êste é seguro - o que sabemos não ser a inteira verdade, uma
vez que os *BSD´s são seguros pela "naturalidade" contida no kernel, e
com tendência a se igualarem com o tempo, face à "polinização cruzada"
(developer´s Open são também de uma ou outra das BSD´s).

Acho que desde o início o objetivo do site foi gerar mesmo uma
"guerra religiosa". Quanto (segundo os linuxer´s) "terminarem com a
Miko$hit e seu domínio do Mal", olharão em volta.. como a bêsta
(bush), pra ver o próximo da fila.

Resumo: uso FreeBSD e uso Linux - NÃO INDISTINTAMENTE. Mas onde e como
escolho um ou outro é problema meu.

ps: a Debian escolheu NetBSD para "abraçar" como sistema operacional,
portanto há espaço pra todos no mundo (espero).

---

saudações,
irado furioso com tudo
100% Microsoft-free
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853

Quem gosta de homem é viado. Mulher gosta é de dinheiro