[FUGSPBR] howto de utilização dos ports - URGENTE

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Dom Jun 27 10:12:55 BRT 2004

Alexandre Vervloet wrote:

>Sempre que instalo um servidor FreeBSD, eu esqueço da existência dele...
>Eu simplesmente instalo, instalo os pacotes via pkg_add -r,  configuro
>e deixo rodando. Daí, eu nunca me preucupei em aprender a atualizar e
>utilizar os ports de maneira correta. O problema é que agora eu estou
>precisando disto... ;-)
>
>Alguém poderia me indicar e/ou enviar algum howto de utilização dos ports?
>Como atualizar e tal...
>
>Podem enviar para este e-mail mesmo, não importa o tamanho. ou o link.
>
>Muito obrigado!
>[]'s
> [...]

    Tem no Hand Book. Mas é basicamente dar um cd para o diretório
do programa a ser instalado, e dar o comando make. Depois de todas
as compilações feitas, dê um "make install", e depois de instalado, um
"make clean".

    A grande dificil é  atualização do ports tree. Tem que usar os comandos:

cd /usr/ports
cvsup -g ports-supfile

    Onde cvsup pode ser instalado via ports pu packges, e o arquivo
ports-supfile contém, no mínimo:

----- Cut here ------ Corte aqui -----
*default host=cvsup2.FreeBSD.org
*default base=/usr
*default prefix=/usr
*default release=cvs tag=.
*default delete use-rel-suffix

*default compress

ports-all

----- Cut here ------ Corte aqui -----

    Tem um exemplo deste arquivo em /usr/share/examples/cvsup/ports-supfile.

    Boa sorte,
       João Rocha.

--

goffredo em goffredo.eti.br