[FUGSPBR] Uso de CPU

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jun 28 01:11:59 BRT 2004

m0f0x wrote:
> Tem um colega meu que é meio vidrado em uso de CPU. Ele testou o Linux
> 2.6.x e o FreeBSD 5.x, usando o xmms, por exemplo.
>
> Ele alega que no FreeBSD 5.x o uso de CPU pelo xmms é de até 10%,
> enquanto  que no Linux 2.6.x é de apenas 2.4%.

Se ele usa apenas pacotes pré-compilados, talvez tenha a ver com a otimização.
Os pacotes de linux em geral estão vindo já compilados para i586 ou i686,
enquanto o default do FreeBSD era i386 até a ultima vez que eu vi, e ainda deve ser.

Manda ele colocar as seguintes linhas no /etc/make.conf:

CPUTYPE?=p3		# p4, k7, etc.
CFLAGS=-O2 -pipe -fexpensive-optimizations -malign-functions=2 -malign-jumps=2
-malign-loops=2
COPTFLAGS=-O -pipe -fexpensive-optimizations -fomit-frame-pointer
-malign-functions=2 -malign-jumps=2 -malign-loops=2

E depois recompilar o xmms a partir dos ports.

Ainda existe uma possibilidade dos gastos de CPU serem diferentes depois disso.
  Os métodos de medição não são exatamente iguais entre os sistemas
operacionais, e servem mais como comparativos em um mesmo sistema.

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br