RES: [Fwd: Re: [FUGSPBR] <OFF TOPIC> Mais de um servidor eletrônico]]

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Seg Maio 3 09:05:13 BRT 2004

Hummm... Concordo com a questão do MTA.. Senão vai correr a briga santa
qmail x sendmail x postfix :)

Sobre o SQL: Ele é um container prá salvar os logins/senhas. Você pode usar
mysql ou ldap ou CDB

/etc/passwd não é legal por causa de questões de segurança.

Mysql voce tem a flexibilidade de ter "n" programas ai na internet em php e
tutoriais e etc etc de como extrair informações do mysql, podendo inclusive
fazer progrmas "inter plataforma" ou seja, até o VB prá windows tem opção de
conectar a um SQL.
È uma das vantagens que eu vejo sobre do Mysql sobre LDAP.
Mas, existem muitos tutoriais ensinando como configurar um LDAP prá
armazenar logins, este é um deles: (direcionado ao qmail)

http://www.lifewithqmail.org/ldap

O CDB é uma forma rápida de guardar os logins, mas a facilidade de mexer com
o CDB remotamente é limitada, já que você precisa acesso ao .CDB, o que
implicaria em outras complicações.

As opções de antivirus e SPAM são importantes, indiferente do MTA que você
utilizar, mas fique atento ao uso de CPU, esses programas consomem bastante
recursos de máquina.

Como eu tenho uma queda pro qmail, vou deixar aqui uma URL que já tem
mastigadinho como colocar qmail + vpopmail + qmailadmin + mysql + antivirus
+ spam no freebsd..

http://www.tnpi.biz/internet/mail/toaster/