[Fwd: Re: [FUGSPBR] <OFF TOPI C> Mais de um servidor

Felipe Neuwald felipe.neuwald em loreno.com.br
Seg Maio 3 11:00:30 BRT 2004

Caros,

peguei a conversa andando, mas vou dar uma solução que eu utilizo para
serviços de grande tráfego:

Vários MX com a mesma prioridade, apontando para mx1, mx2, mx3 e mx4.
Estes MX, consultam um banco de dados em MySQL.
O servidor POP3/IMAP, utiliza pop-before-smtp, e os 4 servidores
consultam este arquivo via NFS. Este servidor também consulta o MySQL.
O webmail, também em outro servidor, consulta o servidor POP3/IMAP via
IMAP, e também o banco de dados MySQL.
Ahh, ainda rodo o servidor mxqueue, onde todas as mensanges que estão em
fila vão para ele.
Ainda tem mais três servidores para anti-vírus/anti-spam rodando
amavisd+clamav+spamassassin. av1, av2 e av3. o mx1 e mx2 se conectam no
av1, mx3 e mx4 no av2, e o mxqueue no av3.

Parece complexo? :P 4 servidores MX principais, 1 MySQL, 1 pop3/imap, 1
webmail e 3 anti-vírus/anti-spam.

Funciona muito, muito bem.

Ahh, só pra lembrar, esta é uma solução com postfix.

[]'s
--
Felipe Neuwald
felipe.neuwald em loreno.com.br