[FUGSPBR] Softupdates

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Maio 6 16:30:15 BRT 2004

Renato Botelho wrote:

> voce pode desligar o soft-updates e montar o /tmp em modo assincrono,
> tambem se ganha um pouco de performance.

     No caso do /tmp, o softupdates pode ser melhor que o async.  Nos casos em
que um arquivo é gravado, lido e depois apagado (típico do /tmp), o async vai
gravar os dados no disco, mas o softupdates percebe que o dado foi apagado e nem
perde tempo gravando.  Sem falar que é mais seguro, evitando que se tenha que
rodar um newfs de vez em quando.

     O problema do softupdates: como ele mantem o espaço guardado por algum
tempo depois que voce apaga os arquivos, se voce tiver uma alta rotatividade de
arquivos, pode ter um file system sem arquivos e sem espaço livre.  Nesses
casos, o async ou o mfs são as soluções.  Ou, como no caso do /, nenhuma das
opções anteriores.   ;-)

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br