[FUGSPBR] [OFF-TOPIC] Nagios (gd)

Márcio Luciano Donada marcio em lists.slchapeco.org
Sáb Maio 8 12:31:28 BRT 2004

Pessoal, tudo bem?
Estou conseguindo progredir nos meus estudos sobre o nagios, tem muita coisa
legal que ele faz. Bom, quando compilei ele pela primeira vez ficou faltando
o statusmap.cgi e agora sei onde eu errei. Pra compilar ele é preciso as
lib's do gd e os includes. Tenho a versão 2.0.22,1 (que já utilizo com o
mrtg). O problema está na hora de dar o configure no nagios para ele
reconhecer as lib's e os includes:

./configure --prefix=/usr/local/nagios --with-gd-lib=/usr/local/lib --with-g
d-inc=/usr/local/include

Ocorre o seguinte erro:

checking for main in -liconv... (cached) no
checking for gdImagePng in -lgd (order 1)... (cached) no
checking for gdImagePng in -lgd (order 2)... (cached) no
checking for gdImagePng in -lgd (order 3)... (cached) no

*** GD, PNG, and/or JPEG libraries could not be located... *********

Na verdade não seria um erro, mas ele diz que não conseguiu localizar as
lib's e os includes. Mas utilzando pkg_info -L gd-2.0.22,1 eu tenho as
seguintes informações:

Information for gd-2.0.22,1:

Files:
/usr/local/bin/annotate
/usr/local/bin/bdftogd
/usr/local/bin/gd2copypal
/usr/local/bin/gd2togif
/usr/local/bin/gd2topng
/usr/local/bin/gdcmpgif
/usr/local/bin/gdparttopng
/usr/local/bin/gdtopng
/usr/local/bin/giftogd2
/usr/local/bin/pngtogd
/usr/local/bin/pngtogd2
/usr/local/bin/webpng
/usr/local/include/gd.h
/usr/local/include/gd_io.h
/usr/local/include/gdcache.h
/usr/local/include/gdfontg.h
/usr/local/include/gdfontl.h
/usr/local/include/gdfontmb.h
/usr/local/include/gdfonts.h
/usr/local/include/gdfontt.h
/usr/local/include/gdfx.h
/usr/local/include/gdhelpers.h
/usr/local/lib/libgd.a
/usr/local/lib/libgd.so
/usr/local/lib/libgd.so.4
/usr/local/share/doc/gd/index.html

Ou seja, tudo confere com os endereços que eu coloquei no ./configure.
Alguém que já instalou o nagios e usa ele pode me dar algumas dicas?

[]'s
Márcio