[FUGSPBR] um "novo" FreeBSD??

Carlos Eduardo Smanioto smanioto em netsite.com.br
Sex Maio 14 10:35:25 BRT 2004

Olha, eu tenho um Servidor Linux como Firewall fazendo VPN, este está no ar
a mais de 3 anos!!! O problema que muitos que aderem o Linux não compilam o
Kernel, não otimizam o sistema Operacional e com isso é evidente ter
fracassos. Certa vez li um artigo de uma autoridade no mundo da security que
Diz: "O que deixa o sistema seguro e estável não é o Sistema Operacional e
sim o responsável para administração do Sistema Operacional".

Já tive problemas com o FreeBSD, assim como já tive problemas com Servidores
2000 Server e com Linux, a questão é saber aproveitar o que cada um pode
oferecer em cada situação, realmente, terá situações que um Servidor Linux
como firewall será mais interessante devido a flexibilidade do IP Tables,
terá situações em que colocar um Windows 2000 com Active Directory será uma
boa saída para gerenciar a política de acesso a rede (Microsoft), assim como
terá momentos que o FreeBSD será mais interessante como Servidor Apache...

Quero dizer que não podemos ser Xiitas em relação a Tecnologia, muitos
tratam a tecnologia como Religião, aonde defendem a unhas e dentes um
determinado conceito. Somos limitados em enxergar o futuro e limitados em
conhecer o potencial real de cada sistema operacional, nossos argumentos,
infelizmente, geralmente são baseados em padrões de nível de conhecimento em
determinado conceito. O que diferencia o Micreio (que sabe fazer excelentes
servidores) do profissional é a capacidade de perceber as oportunidades de
lucrar e se beneficiar de cada prisma da tecnologia.

[]'s

Carlos Smanioto