[FUGSPBR] Tar/Gzip/Bzip2 com senha

Dom Maio 16 05:35:51 BRT 2004

Se nao me engano tar, bzip, gzip nao codificam o arquivo com senha. Sem
entrar nos meritos do quao seguro isso seja com o zip, voce pode usar a
opcao -e (encrypt) para codificar com uma chave (senha) que so voce conheca:

zip -er tmp.zip /tmp

Ou voce pode fazer melhor e usar uma outra aplicacao para codificar seu
arquivo com uma chave, independente se o arquivo estiver comprimido ou
nao. Por exemplo, o enigma(1), que faz parte da base do FreeBSD.

O /etc por exemplo, empacotar/comprimir e codificar:

(eksffa em racooncity)~> tar cf etc.tar /etc
tar: Removing leading `/' from member names
(eksffa em racooncity)~> bzip2 etc.tar
(eksffa em racooncity)~> cat etc.tar.bz2 | enigma > etc.tar.bz2.crypt
Enter key:

Verifique o tipo dos arquivos:

(eksffa em racooncity)~> file etc.tar.bz2.crypt
etc.tar.bz2.crypt: data
(eksffa em racooncity)~> file etc.tar.bz2
etc.tar.bz2: bzip2 compressed data, block size = 900k

Veja que o enigma(1) so pede senha 1 vez em modo interativo, entao
garanta que vc n digitou errado :) Ai apaga o original (rm -f etc.tar.bz2)

Depois pra decodifica:

(eksffa em racooncity)~> enigma < etc.tar.bz2.crypt > etc.tar.bz2
Enter key:
(eksffa em racooncity)~> file etc.tar.bz2
etc.tar.bz2: bzip2 compressed data, block size = 900k

Sobre como o arquivo e' codificado, se vc ficar curioso leia a "man 1
bdes"; existem outras opcoes como openssl(1) e codificadores de base64
que requerem chave, uuencoders idem chave, etc, mas alguns no ports
outros dependentes de vc ter instalado o perfil "crypto" do FreeBSD.

O enigma(1) e' uma de N opcoes :D Mas faz parte da base do FreeBSD entao
independente de terceiros, vai estar ai (e em outros freebsd) :)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.