[FUGSPBR] [OFF] Melhorar desempenho do qmail

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qua Maio 19 16:42:46 BRT 2004

     Nao sei quanto ao qmail, mas esse é o procedimento padrão do postfix e do
sendmail.  Chamam isso de SMTP Connection Cache.  Alias, se não houver mais
nenhum email na fila eles ainda mantem a conexão aberta por alguns minutos, na
esperança de que venha mais algum, e seja mais rápido o recomeço do envio.

     Mas isso pode ser uma faca de dois gumes.  O SMTP Connection Cache tambem
serve para EVITAR que se abra mais de uma conexão para o mesmo destino,
reduzindo o overhead de rede.  No postfix é possível definir quantas conexões
simultâneas vão ser abertas (default_destination_concurrency_limit = 20).
Depois de 20 conexões abertas, outras mensagens para o mesmo destino esperam que
alguma conexão seja liberada.

     Ainda no postfix, mesmo que milhões de mensagens IGUAIS sejam destinadas ao
mesmo provedor, ele divide em blocos de usuários
(default_destination_recipient_limit = 50), para não sobrecarregar nenhum dos
servidores.

     Verifique a documentação do qmail e procure por Connection Cache.

--

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br