[FUGSPBR] off-topic --> Samba / CUPS

Nelson Oliveira noliveira em ecentry.com.br
Seg Maio 31 18:33:05 BRT 2004

Pessoal.

Tenho um servidor Freebsd com CUPS. O CUPS aponta pra duas impressoras
conectados em um servidor de impressao (jetdirect). ISso funciona 100%.
Imprime direitinho das minhas estacoes rodando KDE.

O lance e que esse mesmo servidor tem o SAMBA instalado, de forma a
compartilhar essas impressoras com as estacoes Windows da minha rede. Uma das
impressoras imprime corretamente a partir do Windows, mas a outra, nao
apresenta nenhuma mensagem de erro (no windows) e simplesmente nao imprime!

Reparei que quando eu mando essa impressao problematica, o log do Samba para
esse cliente Windows apresenta a seguinte mensagem.

 # [2004/05/31 18:13:07, 0] printing/print_cups.c:cups_job_submit(756)
 #Unable to print file to deskjet - client-error-document-format-not-supported

Cacei pra caramba no Google, Yahoo, etc. e nao achei nada que me ajudasse a
reslver esse problema!

Ja tentei trocar o Driver da impressora no Windows, mas o problema continua o
mesmo!

Para ajudar a identificar, segue o meu smb.conf (bem curtinho....)

[global]

   workgroup = ecentry
   server string = eCentry TS
   hosts allow = 192.168.1 192.168.1.221 192.168.1.228 192.168.1.232
192.168.1.233 192.168.1.224
   load printers = yes
   printcap name = cups
   printing = cups
   log file = /var/log/log.%m
   max log size = 50
   security = user
   encrypt passwords = yes
   smb passwd file = /usr/local/private/smbpasswd
   socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
   create mode = 0755

[homes]
   create mode = 0775
   comment = Home Directories
   browseable = no
   writeable = yes

[MARKETING]
    comment = Diretorio dos arquivos Publicos
    available = yes
    browseable = yes
    path = /usr/pub/marketing
    public = yes
    writable = yes

[DESENVOLVIMENTO]
    comment = Diretorio dos arquivos Publicos
    available = yes
    browseable = yes
    path = /usr/pub/desenv
    public = yes
    writable = yes

[ADMINISTRACAO]
    comment = Diretorio dos arquivos Publicos
    available = yes
    browseable = yes
    path = /usr/pub/adm
    public = yes
    writable = yes

[PUB]
    comment = Diretorio dos arquivos Publicos
    available = yes
    browseable = yes
    path = /usr/pub/pub
    public = yes
    writable = yes

[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   browseable = yes
   public = yes
   guest ok = yes
   writeable = no
   printable = yes
   create mode = 0700
   guest only = yes
   use client driver = yes
   guest account = smbprint
   path = /home/smbprint

To precisando mesmo de ajuda. Essa maldita impressora ta me tirando o sono!
(he, he, he.....)

Valeu a forca turma!

Abraco

--