Re: [FUGSPBR] Dúvida Limitacao de Banda

William Armstrong biosystems em gmail.com
Qui Nov 4 11:12:17 BRST 2004

> No meu ponto de vista, usando o 0x000000ff, se cria um pipe para cada ip da
> rede "192.168.10.0/24" cada um com 512Kb/s ...
> Para resolver esse problema, eu faria dessa forma:

Você ira criar um pipe  de 512Kb para todo o segmento de rede que vc
definir na regra  do IPFW  informando tb que cada HOST ( 0x000000ff )
podera usar de até 512Kb se estiverem disponiveis.

> add pipe 1 all from any to 192.168.10.0/24 via DEVICE in
> pipe 1 config bw 512Kb/s

 ok

> add pipe 2 all from any to 192.168.10.5 in
> pipe 2 config bw 128Kb/s

acredito que há um conflito com a  regra anterior pois  você  já
definiu que  a sub-rede 192.168.10.0/24 tera uma banda de 512K assim o
ipfw  já  tera dado mach na regra anterior e se algum pacote originar
do host 10.5.

> add pipe 3 all from any to 192.168.10.7 in
> pipe 3 config bw 256Kb/s

o mesmo segue para esta regra  vc  devera fazer o seguinte  se vc quer
definir uma banda fixa para  certos host

devera definir  as regras  especificar a estes hosts   antes de
defenir a regra  para  a subrede pois o ipfw não é como PF que segue
lendo  as rules ate' o fim ou até  tem um quick   na regra ( OBS ele
até tem uma opcao para  fazer isso mas vc devera mudar um parametro no
sysctl  para isso )

> [...]

> add pipe 3 all from any to 192.168.10.7 in
> pipe 3 config bw 256Kb/s

> add pipe 1 all from any to 192.168.10.0/24 via DEVICE in

assim seria a maneira que eu acharia  mais  correta