RES: RES: [FUGSPBR] OpenBSD vs. Compaq

Marcos Silva pereimar em terra.com.br
Sex Nov 5 17:30:10 BRST 2004

> É realmente se for uma maquina antiga (P90 por exemplo) vc
> precisara fazer isso
> (http://www.holland-consulting.net/tech/ocep/index.html#Compaq
> , contudo algumas ainda precisarão da atualização da bios.

No meu caso, nem a atualização da BIOS resolveu o problema.

Só para fins de "registro", no caso de maquinas antigas da Compaq (P90/150),
onde a BIOS  (com a última atualização disponível) não informa corretamente
para o OS, toda a memória disponível no sistema, basta compilar o kernel (no
caso aqui estou me referindo ao FreeBSD 4.x) incluindo o seguinte:

options MAXMEM=32768

Evidentemente, vc deve alterar o valor para a quantidade de memória total do
seu "dinossauro". Neste exemplo, estou informando um total de 32MB, onde
16MB são on-board e 16 em módulos SIMM.

Diga-se de passagem, os BSD's funcionam perfeitamente nestes micros
(dinossauros) da Compaq. Tenho vários Prosignia 300 e 500, todos funcionando
perfeitamente.

[]'s
Marcos