[FUGSPBR] offtopic - viabilidade de dois smtps para envio

Martín Augusto Gagliotti Vigil martin em newsite.com.br
Seg Nov 8 23:16:23 BRST 2004

Ola pessoal,

Um provedor aqui de Santa Catarina tem filiais em Florianopolis, Blumenau e
Joinville. Aqui em Florianopolis fica a maioria dos dominios e o servico de
email.

Acontece que, por coincidencia ou nao, depois de uma migracao de emergencia
de um FreeBSD antigo para a versao 4.10-STABLE problemas constantes vem
acontecendo com o pessoal de Blumenau, que, em certos horarios, nao consegue
enviar mensagens, recebendo mensagem de time-out.

Das outras cidades nao ha problema, eu mesmo, em Florianopolis, envio e
recebo mensagens sem problema algum. Cheguei a conectar por vnc a clientes
em Blumenau: conferi todas as configuracoes do outlook e enviei mensagens -
algumas iam, com outras eu recebia mensagem de time-out. Ja chequei tudo que
eu saiba no servidor - redimensionei variaveis do kernel e do qmail, etc. O
processamento nunca chega ao gargalo, os status do netstat -m estao longe
dos valores de pico, etc, etc.

Enquanto nao soluciono o problema, o dono do provedor da palpites. Ele
sugeriu por em Blumenau um servidor smtp para envio de mensagens. Qual a
viabilidade dessa solucao? Como eu poderia configurar o smtp para que os
usuarios autenticassem com senhas que estao armazenadas na base de senhas do
vpopmail em outra cidade, onde esta o mx principal? Existe documentacao
sobre isso?

obs: utilizo qmail + smtp-auth + vpopmail.

Obrigado,

Martin Augusto