[FUGSPBR] Source routing & load balance no OpenBSD 3.6

IRAPIDA chris em irapida.com.br
Qua Nov 10 09:54:31 BRST 2004

Fala ai RENATAOOOO !!!!!!

firmeza ???

Seguinte.... vamos por partes (risos)

Vamos falar 1 de SAIDA

SOURCE ROUTING DE SAIDA soh FUNCIONA se vc fizer nat......
pq senao imagine o seguinte:

Seu cliente (windows) tenha o ip 200.x.x.y ok...... ai quando passar
pelo openbsd vc faz um ROUTE_TO para sair
pelo ADSL (mesmo que o ip seja do Framerelay)... ok... se o roteamento
da ADSL nao barrar SPOOF o seu
pacote ate vai por la... na boa... POREM na volta.... ele nao voltara
pelo adsl... e sim pelo FRAMERELAY... visto que o ip eh do FRAMERELAY...
entendeu ???

entaum isto soh funciona se vc "NATEAR" ou seja.... quando sair pelo
adsl receber nat do mesmo e quando sair pelo framerelay idem......

Isto nao tem problemas... a nao ser que vc tenha ips ROTEAVEIS (VALIDOS)
do FRAMERELAY em clientes finais (windows... por exemplo).... pq ai vc
passa a perder a função dos mesmos... visto que receberão NAT do mesmo
jeito (compreende ????)

entaum  ta...... (qq coisa se nao entendeu isto me contate por icq ou
por fone).

Agora sobre vc ter www.seudominio.com.br respondendo por 2 ips
distintos... isto eu NUNCA vi... e inclusive se alguem ai souber como
fazer isto...... eu acharia interessantissimo.... O que da para fazer eh
o seguinte..... o www responder por 1 ip  e este ip decidir para quem
mandar.... por exemplo....... para ADSL ou para o FRAMERELAY.....
fazendo ate mesmo um BALANCE e tals... isto eh relativamente
simples....... porem se o link deste ip cair.... ai o seu sistema para
ne... e pelo que entendi o seu medo eh queda de link ne ????