[FUGSPBR] Source routing & load balance no OpenBSD 3.6

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Qua Nov 10 10:26:04 BRST 2004

On Wed, 10 Nov 2004 09:54:31 -0200, IRAPIDA <chris em irapida.com.br> wrote:
> [...]
> pelo adsl... e sim pelo FRAMERELAY... visto que o ip eh do FRAMERELAY...
> entendeu ???
>
> entaum isto soh funciona se vc "NATEAR" ou seja.... quando sair pelo
> adsl receber nat do mesmo e quando sair pelo framerelay idem......
>
> Isto nao tem problemas... a nao ser que vc tenha ips ROTEAVEIS (VALIDOS)
> do FRAMERELAY em clientes finais (windows... por exemplo).... pq ai vc
> passa a perder a função dos mesmos... visto que receberão NAT do mesmo
> jeito (compreende ????)
>
> entaum  ta...... (qq coisa se nao entendeu isto me contate por icq ou

Então, essa parte da saída, acho que fica solucionada com o mail do
William Armstrong. Vou testar e depois reporto o resultado pra lista.

> Agora sobre vc ter www.seudominio.com.br respondendo por 2 ips
> distintos... isto eu NUNCA vi... e inclusive se alguem ai souber como
> fazer isto...... eu acharia interessantissimo.... O que da para fazer eh
> o seguinte..... o www responder por 1 ip  e este ip decidir para quem
> mandar.... por exemplo....... para ADSL ou para o FRAMERELAY.....
> fazendo ate mesmo um BALANCE e tals... isto eh relativamente
> simples....... porem se o link deste ip cair.... ai o seu sistema para
> ne... e pelo que entendi o seu medo eh queda de link ne ????

Entao, sobre isso, como funciona, por exemplo o yahoo?

renato em srv1:~> host www.yahoo.com
www.yahoo.com is an alias for www.yahoo.akadns.net.
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.117.108
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.117.204
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.118.65
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.118.67
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.118.70
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.118.73
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.118.75
www.yahoo.akadns.net has address 216.109.118.76

Como você pode ver, ele tem vários ips, cada um deles deve ir pra uma
maquina distinta, o que no meu caso nao aconteceria, pois eu teria um
unico http rodando num freebsd dentro da rede interna. Mas acredito
que isso nao seja o problema. Vou tentar colocar os dois ips no dns e
fazer uns testes pra ver o que acontece

Obrigado
--
Renato Botelho