[FUGSPBR] Source routing & load balance no OpenBSD 3.6

Rodrigo Planche rodrigo.planche em itelefonica.com.br
Qui Nov 11 09:56:11 BRST 2004

Ola. Aqui na empresa fazemos policy routing de 2 links tb, mas é manual o
controle. Rede/ips X saem pelo link1 e  Rede/ips Y saem pelo outro. A troca
dinamica é interessante, estou curioso pra saber como fazer.
A questao dos acessos de fora aos serviços , basta os mesmos estarem ouvindo
em ambas interfaces xl0 e rl0 no caso, o dns deve ser publicado para os 2
ips com nomes diferentes e no mesmo dominio,acredito eu. Corrijam-me se eu
estiver errado.

Detalhe: Usamos FreeBSD, mas a lógica é praticamente a mesma pro Open.

Falow ae
----- Original Message -----
From: "Renato Botelho" <rbgarga em gmail.com>
To: "FUG" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Wednesday, November 10, 2004 7:23 AM
Subject: [FUGSPBR] Source routing & load balance no OpenBSD 3.6

Pessoal,

Tenho um cliente que me pediu para montar um gateway OpenBSD, ele
teria 4 placas de rede e a seguinte situação:

xl0 - Frame Relay Telefonica (200.x.x.x)
rl0 - Rede interna (10.10.10.1)
rl1 - Rede Wireless (192.168.0.1)
rl2 - Speedy (200.x.x.x)

Primeira situação (Conexões de entrada)

Ele quer que as conex~es que entram via web para acessar os sites que
ele hospeda ou para acessar seu smtp possam vir tanto por um link
quanto pelo outro, ou seja, os seus dominios teriam 2 ips, o do Frame
Relay e o do Speedy.
Para fazer isso, basta colocar os dois ips no DNS? Ou tem mais algum
segredo?

Segunda situação (Conexões de saída)

Ele me deu duas opções

1. Fazer source routing, a rede wireless (rl1) usaria o Frama Relay
(xl0) para sair e a rede interna do escritorio (rl0) usaria o speedy
(rl2), porém, se o speedy cair, automáticamente o escritorio comeca a
usar o Frame relay e vice-versa, retornando ao seu devido link quando
esse voltar.

2. Juntar os dois links, assim a banda passaria a ser a soma dos dois.

Qual das duas solucoes seria a mais viavel?
Eh possivel esse tipo de implementacao?
Alguem pode me dar umas dicas, indicar alguma documentacao?

To meio perdido pois eh meu primeiro server openbsd, e ainda nao estou
habituado com o sistema, alem de nunca ter montado um ambiente assim,
entao, se alguem puder me dar uma forca eu agradeco muito.

Muito Obrigado
--
Renato Botelho
ICQ: 54596223